As minhas leituras...e as vossas?

23/04/2009


Hoje é o dia do livro:)
E ouvi na Comercial que os livros mais lidos em Portugal são a Bíblia e o Equador. Tudo a ver, não é?

Resolvi por isso fazer uma lista dos meus 5 livros preferidos. Espero que as outras metades também aderiram e que vocês nos contem os vossos 5 preferidos, para trocarmos umas ideias.

Assim (e sem ser por ordem)
1. A Filha do Capitão, do José Rodrigues dos Santos; (ou outros também são bons)
2. O amor em tempos de Cólera, do Gabriel Garcia Marquez; (Cem anos de solidão foi um livro desafiante para mim, mas não tão cativante)
3. Qualquer livro do Tiago Rebelo, com especial destaque para "Encontro em Jerusalém";
4. Filipa de Lencastre, da Isabel Stilwell;
5. Desesperadamente Giulia ou Baunilha e chocolate, da Sveva Casati Modignani;


E vocês?

2 comentários:

Lua Escondida* disse...

Hummm, não sei! Eu gostei do Equador, da Filha do Capitão, d'O amore em tempos de colora! Gostei da trilogia da Isabel Allendre da águia e do jaguar...and so on and so on!! Não consigo escolher assim, por ordem!!!E claaarooo, o MEU Principezinho =)

Vera disse...

Isto de escolher os meus 5 livros preferido é complicado... Cada um é tão diferente que é complicado escolher! Houve livros que me marcaram na altura em que os li e agora já não me dizem nada. Havia uma altura que eu adorava os Clube das Chaves, depois tive a inevitável fase "Lua de Joana" e claro, uma paixão pelas primeiras triologias da Norah Roberts, até perceber que aquilo era um "vira o disco e toca o mesmo".

Dos que falas só li o Baunilha e Chocolate, o Filipa e A Filha do Capitão. A Filipa de Lencastre e A Filha do Capitão foram os que me marcaram mais. São mesmo muito bons. Não me lembro bem do Baunilha e Chocolate.

Destacar 5 livros.... Marcaram-me mas não são necessariamente livros que gostaria de reler.
1. "Uma Aventura no Algarve", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Foi o primeiro livro sem desenhos que comprei. Lembro-me de ter ficado mesmo orgulhosa na altura porque o comprei com o meu dinheiro e porque já lia livros sem bonecos. Acho que tinha uns 8 anos.
2. "A Papisa Joana", de Donna Cross. Porque foi o Primeiro Romance Histórico que li.
3. "Olimpo - Diário de Uma Deusa Adolescente". Li-o pela primeira vez no 6º ano e lembro-me que o requisitei umas 3 vezes na biblioteca da escola. Acabei por o comprar. Fala da Mitologia Grega de uma forma simples e engraçada.
4. "As Palavras Que Nunca Te Direi", Nicholas Sparks. Acho que é este. É aquele das mensagens em garrafas. Eu sei que o Nicholas sofre do mesmo síndrome que a Nora Roberts mas na altura ele era o maior e este foi o primeiro dele que eu me lembro de ler.
5. Os Maias do Eça. Foi o primeiro clássico que li (talvez único até agora). Foi também o livro que mais demorei a ler: 5 meses para ler 50 páginas e 5 dias a ler as restantes. Quando me obrigam a ler um livro o meu cérebro regia-o logo como "mau e aborrecido". O meu cérebro é um parvo.

Beijinho*