Passa a palavra*

09/07/2009

Assim do nada uma das minhas amigas diz-me que tem HPV. Nos primeiros segundos fiquei a pensar será HIV?De tão habituada que estou a esta sigla. Mas não. É HPV (vírus do papiloma humano). Ela tinha uma infecção que nunca mais passava e logicamente alguma coisa não estava bem. Agora já sabe. Vai tomar a vacina numa tentativa de adormecer o vírus e vai ter de ser muito mais vigiada. Até o vírus adormecer tem que usar sempre preservativo. Fiquei assustada com isto, mas pelo menos decidi-me a tomar a vacina. Que se lixem os 500euros. Acho que todas as mulheres até os 25/26 anos podem tomar e só tenho pena que o Estado não comparticipe a vacina para nós, afinal ainda pertencemos à faixa etária de mulheres que podem prevenir esta doença. Mas é o País que temos. Por isso, vou toma-la, antes que seja tarde demais. Para mais informações podem ir aqui.

5 comentários:

Lua Escondida* disse...

Eu também acho que devi aser comparticipado e achoq ue é mas só para miudas com uma certa idade! Nós, que já estamos a ficar velhotas se queremos, pagamos!

http://www.youtube.com/watch?v=-X4F_8Q9cic

Lutar. Juntas.

Ana disse...

Realmente é incrível que a vacina seja comparticipada só numa faixa etária mais nova. Mas ainda bem que lembraste, vou fazer o exame, que já não faço a algum tempo.
bj

Maria Rita disse...

Parece que faz parte do programa nacional de vacinas actual. Bem, o nosso plano de vacinas, a partir de uma certa idade, resume-se a levar uma injecção de dez em dez anos contra o tétano! Enfim... não era acrescentar mais uma (e importante) vacina que ia fazer a diferença para eles, e certamente, faria o bem para nós. *

Vera disse...

Eu já tomei. Acho que é mais eficiente se formos mais jovens porque qt mais tempo passa mais probabilidade temos de já termos estado em contacto com o vírus, mas concordo que deveria ser gratuita para todas as mulheres até aos 25 anos. O raio do Cancro já começa a ter formas de combate, e o estado devia ajudar a combatê-lo... Por outro lado, "é uma questão de prioridades e probabilidades"... Enfim, contínuo a achar que quem poder devia tomar.

***

♥ Guida disse...

Sim, é a merda de país que temos. Se devemos tomar a vacina até aos 26 anos, por que raio é que só a comparticipam até aos 18? Já que não prestam para nada, deviam pelo menos ter em conta o dinheiro que poupavam: pagavam as vacinas, que não lhes saem tão caras, e não tinham que se preocupar com tratamentos e internamentos e esse tipo de coisas em caso de doença. Porra, nem para eles são bons.

Também tenho que a tomar, só que o dinheiro não estica...

Beijinho

P.S. - Nem o preservativo dá uma protecção eficaz neste caso...