A T. tem 19 anos, por isso tem idade para votar. E poderia fazê-lo, caso fosse recenseada. A mãe, há mais de duas semanas, bem lhe disse que tinha de tratar disso o quanto antes. Sexta perguntei-lhe se já o tinha feito, ao que ela me respondeu que “passou-me completamente, também não tive muito tempo para o fazer!”.
Eu não percebo porque é que as pessoas têm estas atitudes. Quem pode votar e ainda não é recenseado só porque teve preguiça de se dirigir à Junta de Freguesia e recensear-se (como é o caso da T., garanto-vos) ou pior, quem é recenseado, pode ir votar mas decide ficar em casa, são casos que eu não consigo perceber. Quando fiz 18 anos, no mês a seguir, estava de férias e decidi ir dar um passeio a pé até à Junta aqui da terrinha e lá fiz o que tinha a fazer para se juntar ao eleitorado. Desde essa altura que sempre que há eleições, seja para o que for, eu voto. Mas como diz a minha avó, cada um sabe de si.
8 comentários:
No meu tempo eu ainda tinha que me ressenciar, com dois meses de antecedencia das eleições!! E no dia a seguir aos meus 18 anos, fui logo lá buscar o papelinho... Mas hoje, basta mandares uma sms, com o nome e o numero do bi, que eles dão logo o numero de eleitor... Só não vota que não quer!!
Bjinho*
Agora já não é preciso recensear-se ficas recenseada automaticamente aos 18 anos por isso ela hj pode ir votar :P
Beijinhos
O pior Nokas,é que agora nem é preciso recenseamento!!`´E só chegar lá no dia com o BI!! E eu que queria tanto votar :S
Mas loguinho tou na net pa me informar de tudooo XD
Agora nem é preciso ir lá...ficam logo automaticamente recenseados! E, desde os meus 18 aninhos só falhei as eleições anteriores porque não estava cá!
=)
Ela está recenseada pode ir votar porque agora é automaticamente assim que se tem 18 anos.
Desconhecia totalmente esta actualização no que diz respeito ao recenseamento. Obrigada pelas informações uteis! POr isso hoje só não votou quem nao quis.
Concordo. Eu votei. =)
Por outro lado, os números da abstenção parecem (cada vez mais!) assustadores, mas não são assim tanto. O número de pessoas a votar cresceu em relação às últimas legislativas - é semelhante (não sei ainda se maior até), no entanto devido ao recenseamento automático, há muito mais votantes jovens que se abstêm e que no passado não eram contabilizados. (Isto era o que os senhores da TSF estavam a dizer às 7h da tarde, não sou eu que sou iluminada =) ).
Mas... apesar de tudo... 3500000 pessoas a ficar em casa é muito mau. Principalmente se essas 3500000 decidirem criticar (positiva ou negativamente) o que se passar nos próximos 4 anos.
Concordo e mt!Eu votei sp=)
Enviar um comentário