Sobre pontas

24/03/2010

Lembro-me de ter uns 4 anos quando a minha mae me perguntou pela primeira vez "Bessa, não queres aprender a tocar violino?". Perguntou várias vezes mas a resposta era sempre a mesma "Oh mami, não. Violino não gosto!".
Um dia decidiu mudar e passou a perguntar "Bessa e para o Ballet, não queres entrar? Ou pelo menos experimentar?". Se bem me lembro só perguntou uma vez. Porque dessa vez a resposta já foi "Ballet? Hmm...acho que gostava de experimentar".
Lembro-me da primeira aula. Fui apenas assistir. Sei exactamente a roupa que vestia nesse dia. E estou a ver-me sentada ao pé da professora enquanto via as pequenas bailarinhas a dançar.
Nesse dia tudo mudou. A partir daí já não fui mais assistir. Passei a ser uma pequena bailarina também.
Lembro-me das primeiras aulas. Lembro-me de a minha mae me ajudar a vestir nos balneários. Lembro-me do nervosismo no início.
Os anos foram passando. A exigência era maior. Passei a ter exames anuais. Ai, o nervosismo voltava, tal como nos primeiros dias. Para fazer o Exame, vinha uma examinadora directamente da Royal Academy of Dancing, em Londres. Sala com os espelhos todos tapados, bailarinas impecavelmente arranjadas, pianista, danças individuais, apenas 3 bailarinas na sala. E a inglesa com um ar severo e uma postura quase que assustadora. Em todos eles passei com distinção. Era uma bailarinha aprovada pela competente Royal Academy of Dancing.
Os dias dividiam-se entre o Ballet Clássico, o Ballet Contemporâneo, o Jazz, a Barra-no-Chão e Elasticidade. Todos os dias, várias horas.
Os espectaculos eram simplesmente fabulosos. Os ensaios, o cansaço, o nervosismo antes de entrar em palco, a familia e os amigos na plateia, vestidos lindos. A calma depois de estar no palco. As felicitações, os ramos de flores, os sorrisos no final.
Assim, passaram 14 anos.

Quando crescemos somos obrigados a definir prioridades. E o sonho ficou para trás.
Provavelmente não voltarei a pisar o palco.
Mas no silêncio e na solidão de casa ainda calço as pontas e faço pliés, relevés, battement tendu, attitudes, piruetas e tantos outros.

6 comentários:

Pat disse...

o ballet é uma dança simplesmente linda, invejo quem dança ou dançou.
é complicada e é preciso muita elegançia e um corpo leve para se conseguir :)
é lindo. es uma sortuda :)

Lua Escondida* disse...

Ainda me lembro quando te puseste de pontas pra nós vermos :')
E lembro-me das tuas fotos perfeitas!


Quando tiveres uma filhota tens de pô-la no ballet para reviveres tudo outra vez!

Anónimo disse...

... E EU LEMBRO-ME COM SAUDADE DO ORGULHO QUE SENTIA NA MINHA PEQUENA BAILARINA.
...DA TUA ANSIEDADE ANTES DOS EXAMES E DOS TEUS MEDOS... E TAMBÉM DOS TEUS PEDIDOS "MAMÂ SE EU NÃO PASSAR NO EXAME, EU POSSO CONTINUAR NO BALLET?...
AINDA BEM QUE VIVES-TE ESSE SONHO, QUE NO FUNDO ERA O MEU E CONTINUAS A REVIVE-LO, NÃO DEIXES NUNCA DE SONHAR

Nokas* disse...

Eu acho que é uma ocupação muito bonita para as meninas. E meninos também. E sim, também me lembro de quando te puseste de pontas para nós =)

Comentário da tua mamy está tão queridooo =)

The Cherry on Top disse...

Oh, a minha Mami é uma querida. :)

Rita Moura disse...

Sabe sempre tão bem recordar os tempos em que as preocupações e as emoções era outras ; ) ***