O Papa veio ao Porto*

14/05/2010



Eu sei que durante muito tempo não morria de afinidade pela Sua Santidade. Até cheguei a dizer que não iria à missa dos Aliados como forma de protesto pelas controvérsias que hoje em dia a Igreja é alvo. Facto este que leva não só a mim como a grande parte dos católicos a afastar-se da Igreja. Não digo da fé mas pela instituição em si. Em toda a Europa apenas 18% é católico e por isso a vinda do Papa a Portugal tenha tido um enorme impacto.

E eu estive lá hoje, um bocadinho arrastada pelas gentes aqui de casa mas fui. E não me arrependo porque fui envadida pela paz e união que as pessoas que estavam lá sentiam. E a emoção e alegria era tanta por saber que estariamos tão perto daquele velhinho de sorriso simpático. Parece que acreditavamos que a presença dele é suficiente para trazer paz, esperança a todos os momentos menos bons que passamos quer a nivel pessoal como social e do mundo.

Ao pé de nós estava uma menina que sofre de cancro e luta pela sua cura e estava lá, porque acreditava que o facto de ver o Santo Padre lhe ia dar força para continuar a lutar. Até pode ser ridiculo e não depende apenas de uma figura mas acredito que ela vai ter mais força para continuar. Acredito que a Fé é isto, Acreditar que há sempre alguém que olhe por nós. Sejamos nós católicos, judeus, muçulmanos, hindus....

Hoje a minha Fé e esperança é maior um bocadinho, amanhã já não sei....

E foi tão giro ver o papa no seu Papa-Móvel, que é mais pequeno ao vivo do que na Tv.

2 comentários:

Nokas* disse...

Toda a gente que vi na televisão a ser entrevistada disse que agora achavam o Papa mais simpático, que nem simpatizavam com ele mas que esta visita tinha mudado a opinião acerca dele.
E de facto o país viveu uns dias em que só se falou nisto, na sua visita e o povo pelo menos anda com mais esperança. Só espero que essa esperança não desapareça tão cedo.

Lila* disse...

A lila viu o Papa pela televisao em Lisboa!