Um dia encho a porta do frigorífico com os desenhos feitos pelos meus filhos. Mas como isso só vai acontecer daqui a muitos, muitos, muitos, muitos anos, até lá vou guardando os desenhos feitos pela I., com uns textos (?) esquisitos que só ela sabe decifrar. E uns desenhos giros, bem giros. Da minha pessoa e do meu namorado. E de flores que ele me dá, e do sol porque agora está sempre sol, diz ela.
Hoje é o Dia Mundial da Criança. E se penso que não é nada fácil criar um filho hoje em dia, por tudo e mais alguma coisa, a verdade é que evoluiu-se muito. Hoje eles não têm de trabalhar em fábricas imundas como acontecia na época da Revolução Industrial. Hoje não têm de acordar cedo e ir directos para o campo para ajudar os pais no ganha-pão para terem dinheiro para comer. Hoje podem estudar. Hoje têm médicos ao seu dispor e bons cuidados pré-natais. Hoje têm livros de histórias para adormecer. Hoje têm brinquedos giros e inovadores. Hoje podem desenhar com lápis de todas as cores. E sonhar.
Mas nem todos têm isto. Isto seria o ideal. O que todos os miúdos deviam de ter: oportunidade para serem crianças, no verdadeiro sentido da palavra.
Há ainda muito a fazer. Os Direitos das Crianças são cada vez mais visíveis e defendidos, mas há tantas, tantas realidades que ainda precisam de oportunidades, de mudanças, de esclarecimentos, que precisam que a Convenção não passe de meras palavras, mas sim de acções concretas. Aqui em Portugal e noutros países. E cabe-nos a cada um de nós fazer a nossa parte.
Mas hoje é um dia para celebrar. Para perceber o que foi conseguido e para perspectivar o que ainda tem de ser feito.
2 comentários:
Bom texto. :)
Eu tenho desenhos dos meus primos no meu quarto.
Hoje vamos celebrar e lutar por, pelo menos as crianças ao nosso alcance, sejam felizes todos os dias! :)
Somos todos umas crianças. E um dia vou emoldurar desenhos dos meus filhos pela minha casa.
Temos que dar sempre todas as oportunidas e hipoteses de uma criança ser feliz, elas merecem!
Feliz dia da criança! :D
beijinhos*
Enviar um comentário