Revista da Amnistia Internacional - Discriminação

30/07/2010

"Eu não quero ser reconhecida como minoria, mas como portuguesa"

Olga Mariano, Presidente da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres e Crianças Ciganas Portuguesas (AMUCIP)

Sempre desejei trabalhar directamente com ciganos, a par dos sem-abrigo, é a população com quem eu adorava vir a trabalhar um dia. Agora tenho um contacto cada vez mais próximo e sinto muitas vezes que respeitam-nos muito mais do que os restantes moradores dos bairros. Gostava de conhecer melhor as tradições e os modos de vida, gostava de me envolver num trabalho relacionado com o abandono escolar precoce das meninas ciganas. Este mês saiu a revista trimestral da Aministia Internacional, que nos fala sobre a Discriminação e, em particular a discriminação na comunidade cigana. Infelizmente a revista só pode ser lida pelos apoiantes, mas achei a entrevista da Olga Mariano muito pertinente e sobretudo acho importante valorizar o papel desta mulher cigana, que conseguiu com todo o mérito e combatendo a discriminação fora e dentro da comunidade, este papel fundamental para tentarmos mudar a mentalidade e a sociedade.

Sem comentários: