O que está por dentro dos móveis do Ikea?

23/02/2011


Decidimos que a única divisão exclusiva made in Ikea na futura casa seria o escritório. E um dia destes apaixonamo-nos pela colecção Expedit. Tínhamos as medidas todas e a única coisa que nos separavam eram 9 cm a mais da secretária. 
O problema desta marca sueca: as medidas são aquelas e não há nada a fazer. 
Decidimos que um carpinteiro resolveria o problema porque gostamos mesmo do design de tudo. Compramos o que precisávamos e o tampo da secretária foi no dia seguinte ao corte para ficar sem os tais 9 cm. E o que ficamos a saber no carpinteiro: por dentro os tampos das mesas e secretárias estão recheados de cartão canelado. Nada mais. 
 


O carpinteiro reforçou as extremidades e no final ficou tudo direitinho como nós queríamos. Mas avisou-nos logo que se estávamos a pensar mobilar a sala e quartos com coisas made in Ikea para pensamos bem, porque o que está por dentro destes materiais não é o mais indicado, sobretudo a longo prazo. 
Sossegamos o homem e dissemos que tudo o resto não vai ser Ikea. Ainda bem que tínhamos já decidido que o escritório seria a única coisa exclusiva desta marca. Continuo a ser fã do Ikea no que diz respeito a peças decorativas e sobretudo para tirar ideias mas devo dizer que fiquei desiludida quando vi o interior deste tampo.

13 comentários:

margarida disse...

Nokas, o material está descrito no site na parte "descrição e medidas do produto", para a tal mesa fui ver (eu venho da terra do Ikea, tenho desculpa) e diz: Material de Recheio - cartão alveolar reciclado.
Beijinhos

C*inderela disse...

uma vez vi uma reportagem sobre o fabrico dos produtos da ikea e fiquei espantada com os materiais que utilizam. realmente a nivel de duração não devem ser dos melhores.

bjokas*

Ele da Lila disse...

pelo preço não há milagres

Joana disse...

o interior assusta um bocadinho! mesmo que eles avisem!

Sofia disse...

É sempre bom termos uns conselhos destes. Ás vezes não temos noção do que compramos!

Zé Carlos disse...

Não se deixem levar pela aparente fragilidade do cartão canelado! O interior de alguns moveis Ikea, apresentam cartão canelado ou em forma de favos, o que torna a peça muito mais leve, mas não retira assim tanta resistência.
O cartão ou até mesmo uma folha de papel várias vezes dobrada apresenta uma resistência tremenda, ao ponto de se fazer mobiliário com cartão. Vejam aqui por exemplo : http://moveisemcartao.blogspot.com/
ou aqui : http://www.grandeportoonline.com/catalog/product.do?productId=d1dc54992aa44bfd012ad73a2d800117&hasFlash=no

E há muitos outros exemplos :-)

Ou seja, além de giros os moveis IKEA acabam por ser ecológicos, pois em vez de madeira compacta, substituem por cartão em favos, são muito menos árvores abatidas e muito mais papel reciclado :D

Bailarina disse...

Meu Deus, como nos enganam... 8)

Tanita disse...

Design fantástico mas qualidade quase nenhuma. Mas o preço que tem não pode haver milagres.
Bj**

Unknown disse...

O problema do IKEA é que a aparência engana e bem, neste caso. Eu costumo gostar muito das coisas de lá, e por acaso móveis não tenho, mas acessórios de decoração e utensílios de vários géneros são aos montes:)
Os móveis apesar de serem feitos com esse material até parecem ser bonzinhos, senão como é que eles conseguem garantir pelo menos 10 anos de uso??
bjs*

Miss Star Pink disse...

Choquei!
Por acaso temos alguns móveis cá em casa do IKEA. Essencialmente são estantes, secretária, cadeira do escritório e pouco mais. A avaliar pelo preço não podemos esperar muito mais.
O que mais gosto é da parte decorativa. Lembras-te daquelas flores q tenho colocadas na parede? Foram compradas lá. :)

Beijocas

Ana disse...

Estou como tu, em termos de decoração têm coisas lindíssimas mas nem tudo se deve comprara lá!
Beijinhos

Maggy disse...

ei, não sabia disto... realmente se calhar não compensa a longo prazo ter mobília Ikea

Vanessa Martins disse...

Na loja onde trabalho temos móveis exactamente dessa linha. Realmente é super giro. Já cá estão há 1ano e está tudo bem :)
A estante é que está um pouco vergada lol.
Mas acho que hoje em dia já não queremos móveis que durem até ao tempo dos netos e bisnetos como os meus pais têm.
Acho que quando tiver a minha casnha prefiro coisas baratinhas para poder andar sepre a mudar ;)