Setembro: quando chegas?

21/08/2011


Há 3 anos seguidos que não faço férias no Algarve e não faço férias com a minha família, sempre por causa do trabalho. Ou porque não tinha direito a férias, ou porque estava na empresa há 2 meses e agora porque vou assinar contrato 2 semanas antes de irmos. Não é que esteja propriamente triste, mas este ano as coisas tinham tudo para correr bem. Estava tudo previamente marcado mas há imprevistos que mudam tudo. Este Verão foi o pior dos últimos anos, o stress de estar numa situação quase-resolvida-mas-que-nunca-mais-se-resolvia matou-me. Depois, em 2 meses trabalhei com esta Associação e agora estou  a dar formação num Bairro Social do Porto. No entanto, esta semana volto para o meu anterior emprego. A instabilidade não me permite relaxar. Tive durante quase estes 2 meses oportunidade de fazer tardes de esplanada e de praia, mas encarei o meu "desemprego" como um emprego. E só parava de trabalhar ao fds. É provável que mais uma vez o meu CV ande a povoar metade das instituições do país. A verdade é que estive poucos dias sem trabalhar e ainda consegui uma entrevista em Lisboa (que não fui) e isto faz-me ter alguma esperança, em mim e no país.
Por isso, as minhas verdadeiras férias vão começar esta semana, porque  vou voltar para um sitio que eu adoro e fazer aquilo que me faz muito feliz. No entanto, esta formação que eu dei (e com muita pena abandono o projecto) deu-me a oportunidade de conhecer pessoas tão diferentes de mim. No fundo, fez-me gostar ainda mais do trabalho em bairros sociais e este é um trabalho que além de contínuo é feito de laços, de sorrisos e de esperança. Estão todos desempregados e alguns têm histórias de vida fascinantes.
Agora que olho para trás, percebo que tive um bom Verão, que quando olhar para trás vou poder dizer que cresci profissionalmente e acrescentei pessoas únicas à minha vida.

Tenho pena da praia ao fim da tarde, de perder (mais um) aniversário do meu afilhado, das bolas de berlim, da água quentinha, do descanso, mas vou ganhar novamente uma rotina, e a parte melhor é que nestas férias vou chegar a casa  com Ele e vamos ser só nós os dois =) E isso praia nenhuma consegue me dar;) Que chegue rápido Setembro;)

2 comentários:

Milaresendes disse...

Me emocionei muito com a tua história... estou sem emprego há dois anos, minha mãe faleceu e eu estava a cuidar dela em casa. Daí fiquei somente estudando para me formar na universidade. Agora, sinto que estou fora do ar, longe dos parâmetros que a sociedade exige e está sendo tão difícil reaprender!
Devo me formar em março/2012 mas não é a profissão que gosto... uma dor de cabeça sem fim...

Lila* disse...

Mila, se não é a profissão que gostas porque continuas?
Eu adoro o que faço e por isso nestes últimos 3 anos tenho sido mt feliz;)Mesmo qd nem tudo corre bem!