Voluntariado em missões internacionais #1

27/09/2011



Este é o tema da minha tese de mestrado, no âmbito da Sociologia, que estou agora a iniciar...
É uma temática muito abrangente que engolba, entre outras vertentes, o voluntariado propriamente dito, responsabilidade social, terceiro sector, organizações não governamentais, intervenção/educação, cooperativismo, economia social...

Como este mundo dos blogs é "muito pequenino", aposto que há alguém que nos lê que se interessa ou trabalha neste tema.
Estou certa, não estou? :p

Neste sentido, qualquer ajudinha (trabalhos, bibliografia importante para o tema, contacto de instituições/organizações de voluntariado, testemunhos/experiências pessoais) é bem vinda e pode vir a ser crucial no desenvolver do trabalho que tenho em mãos.
Como toda a gente em início de tese (espero eu...), também eu me sinto ainda um bocadinho perdida. Se desse lado estiver alguém que possa/queira ajudar eu agradeço do fundinho do coração :D

12 comentários:

*C*inderela disse...

olá colega :)
não tenho muitos conhecimentos sociologicos sobre esse tema mas aconselho a pesquisares bibliografia no ISCTE e no ICS porque a biblioteca de lá é uma das melhores em sociologia.
procura algumas coisas na net. estive a ver e encontrei este site com a divulgação de seminarios: http://www.voluntariado.pt/
Em estudante frequentava muitos seminarios e era um bom local para adquirir conhecimentos.

boa sorte*

S* disse...

Tema interessante... boa sorte!

Ana disse...

Não sei se já conheces a Maria, a mulher mais inspiradora da blogosfera. Ela está em missão em África e aposto que terá todo o gosto em ajudar-te no que puder. O blog dela é http://maria-made-in.blogs.sapo.pt/. Podes contactá-la por lá.

Boa sorte para o trabalho =)

Milaresendes disse...

Oi, se servir para algo... aqui no Brasil temos a Parceiros voluntários e a Pastoral da Criança, da Igreja Católica...
Besitos

Bunyssa* disse...

Tmb te ia sugerir para veres a história da Maria e do Gato! Procura tmb no youtube, ela deu várias entrevistas sobre o voluntariado na ONU! Bj

Raquel disse...

Olá!
A minha prima pertence ao GAS Porto e através deles esteve, este Verão, numa missão de voluntariado em Timor.
De certeza, que ela não se importa de falar contigo.
Bom trabalho, beijinhos

elaine disse...

Olá,

Conheço algumas pessoas 4 amigos que pelo menos que fizeram voluntariado durante dois anos, um foi em Angola e as outras 3 no Brasil. Posso te fornecer o email deles se quiseres falar com eles.
Eles foram atravês da Fidesco, que é uma ONG Católica, este é o link do site da Fidesco: http://www.fidesco-international.org/pt/

Beijinhos
Elaine

Fénix disse...

Olá,

Não conheço ninguém que tenha feito voluntariado internacional, mas tenho alguma ligação com os Missionários combonianos (que não fazem voluntariado mas missões no estrangeiro), por isso se servir de alguma coisa posso tentar ajudar .

Boa sorte com o estudo e a tese :)

Anónimo disse...

A melhor instituição que podes encontrar para te dar todas as informações, testemunhos, entrevistas, etc, é a Comunidade Vida e Paz.

Anónimo disse...

Tenho uma amiga a fazer uma missão em Macanhelas-Moçambique, enviei-lhe este link para que ele entre em contacto contigo, se puder.
Bom Trabalho

Inês Faustino disse...

Olá!

Então eu sou a "amiga" que está a fazer voluntariado em Mecanhelas na província do Niassa em Moçambique. Estou aqui há já 8 meses. Não sei qual será a vertente da tese do mestrado em voluntariado, mas vou deixar dois sites importantes nesta área, onde podes encontrar muito informação e muitas organizaçoes que promevem voluntarido. Assim:
http://www.plataformaongd.pt
http://www.fecongd.net

O primeiro site é muito abrangente e nele podes encontrar a maior parte das ONGDs que actuam em Portugal nesta área, sendo religiosas ou não. O segundo site é uma plataforma de ONGDs especificamente católicas!

Espero que ajude! Ainda assim, se quiseres algum testemunho de alguém que está "in loco" ou alguma dúvida, fica o meu email: inesfaustinos@gmail.com.

Bom trabalho!!

LaranjaLima* disse...

Muitíssimo obrigada a todos pela ajuda. COm o decorrer do trabalho irei concerteza servir-me dos vossos conselhos.

Inês Faustino irei contactar-te certamente mal tenha o projecto mais delineado. Muito obrigada pela disponibilidade.