Asinhas crocantes de Frango com Lima

13/02/2013

Asinhas crocantes de Frango com Lima

Este foi o prato que fiz para o jantar do dia em que o mano chegou (ele adora que seja eu a meter-me na cozinha, porque gosta de experimentar pratos "diferentes" e que não costumamos comer no dia-a-dia). Inspirei-me numa receita da Clara de Sousa.

Estava tão bom, que (de 1Kg de assinhas, embora reduzam muito no forno) não sobrou nadinha... A mãe e mano adoraram e disseram que é uma receita a repetir! Estavam mesmo crocantes e saborosas. E a lima "desenjoa" e dá-lhes um toque fresco e especial. Gostei!! ;)



Ingredientes:
  • Asinhas de Frango (a embalagem que usei tinha cerca de 1Kg)
  • Azeite q.b.
  • Sal grosso e Pimenta q.b.
  • 1 Lima
Confecção:

Lavar as asas e retirar eventuais restos de cálamo que às vezes ficam espetados na carne.
Separar a asa em 3, cortando nas junções e deitando fora a ponta mais fina da asa (tentar não partir o osso).
Colocar um pouco de azeite numa frigideira e levar a lume médio. Colocar os pedaços de asas, temperar com sal e pimenta e deixar fritar durante cerca de 5 minutos, até tostar.
Depois, virar para fritar do outro lado, baixar o lume, tapar a frigideira e deixar fritar mais 5 minutos. Passado esse tempo, retirar a tampa, subir o lume para médio e deixar tostar desse lado.
Retirar e colocar os pedaços num prato para arrefecerem um pouco.
Quando já for possível pegar neles sem se queimar, retirar os ossos das asas - retiram-se sempre pela parte mais larga. Com jeitinho, segurar bem numa mão o pedaço de carne e com a outra segurar a ponta do osso e rodá-lo à medida que vai puxando para fora. Este processo requer calma para que o osso saia sem rasgar muito a carne (confesso que tive alguma dificuldade neste processo).
Colocar os pedaços já sem ossos sobre um tapete de silicone ou papel vegetal (não é necessário untar) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, na função grill, para que sequem um pouco e a pele fique bem crocante.
Dispor os pedaços num prato de servir, polvilhar com mais um pouco de sal ou flor de sal (opcional) e rematar com raspa e sumo de lima.
Servir quente.


2 comentários:

S* disse...

Mas que delícia, mesmo bom aspecto.

Jo disse...

Hum parece-me maravilhoso!