tag:blogger.com,1999:blog-6443852498395159394.post7919826067493011398..comments2024-03-02T20:24:51.449+00:00Comments on Me7ade da Laranja: Ai, a matemática...Lila*http://www.blogger.com/profile/17910352757883099237noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6443852498395159394.post-36634474251203925972011-03-10T21:10:29.039+00:002011-03-10T21:10:29.039+00:00Olá
é feito com duas incógnitas, mas podes fazer ...Olá<br /><br />é feito com duas incógnitas, mas podes fazer uma de cada vez - isto é, 1º calculas o Y e depois é simples calcular o Y. Para uma criança é mais simples.<br />De qualquer forma penso que é avançado demais para elas, mas a minha mãe é professora do 2ª ciclo do ensino básico e agora já vão dando isso - mais para o final do ano<br />Escrito no PC não fica tão bem como no papel<br /><br />1º dado (2 cadernos e uma caneta)<br />2x+1y = 2.20<br />2x = 2.20-1y<br />x = (2.20-1y)/2<br /><br />2º dado (2 canetas e 1 caderno)<br />1x+2y=2.45<br />Mas aqui já sabemos que o X é ...<br />(2.20-1y)/2 + 2y = 2.45<br />ou<br />2.20/2+1y/2 + 2y = 2.45<br />1.5Y = 2.45-1.1<br />1.5y=1.35<br />y=1.35/1.1<br />y = 0.9<br /><br />Como já sabemos o valor de Y, vamos usar na 1ª parte do problema<br />2x+0.9=2.20<br />2x= 2.20-0.9<br />x= 1.3/2<br />x=0.65<br /><br />é o mais simples que consigo explicar<br /><br />bjsNuvemhttps://www.blogger.com/profile/10740127255436496715noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6443852498395159394.post-86857039610843845102011-03-10T10:57:45.008+00:002011-03-10T10:57:45.008+00:00Pois, como disseram, é uma questão que se resolve ...Pois, como disseram, é uma questão que se resolve com um sistema de equações e duas incógnitas. O que para uma criança do ensino primário não é apropriado. Eu acho que essas coisas se dão 3 anos mais à frente!anahttps://www.blogger.com/profile/06724695131543654982noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6443852498395159394.post-7819628535724083802011-03-10T09:40:38.515+00:002011-03-10T09:40:38.515+00:00O sistema está correcto, também cheguei ao mesmo r...O sistema está correcto, também cheguei ao mesmo resultado!!! ehehehOlharCuriosohttps://www.blogger.com/profile/14963908623876558167noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6443852498395159394.post-14690455364446863822011-03-10T07:58:54.040+00:002011-03-10T07:58:54.040+00:00bom dia lia!
realmente este é um problema para ap...bom dia lia!<br /><br />realmente este é um problema para aplicar sistemas de equações com duas incógnitas, como te explicaram acima. um problema de 9º ano.<br /><br />se quiseres fazer antes do 3º ciclo, só mesmo por tentativas.<br /><br />beijinhosLebasianahttps://www.blogger.com/profile/13483173043925215373noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6443852498395159394.post-63284705343258501072011-03-10T01:02:08.778+00:002011-03-10T01:02:08.778+00:00Mas com 9 anos não sabem o que é um sistemaMas com 9 anos não sabem o que é um sistemaEle da Lilahttps://www.blogger.com/profile/14830965859846270486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6443852498395159394.post-20006730236767223142011-03-10T00:50:42.651+00:002011-03-10T00:50:42.651+00:00Eu não sei como se explica isso a uma criança de 9...Eu não sei como se explica isso a uma criança de 9 anos pois nem sei se o fiz correctamente, mas cheguei ao resultado com o que penso chamar-se equações a duas incognitas (nunca fui grande aluna a matemática embora problemas deste género sejam um desafio que gosto muito :-) )<br /><br />2x+y=2,2<br />x+2y=2,45<br /><br />y=2,2-2x<br />x=2,45-2y<br /><br />y=2,2-2*(2,45-2y)<br />x=2,45-2y<br /><br />y=2,2-4,9+4y<br />x=2,45-2y<br /><br />y=2,2-4,9+4y<br />x=2,45-2y<br /><br />-3y=-2,7<br />x=2,45-2y<br /><br />y=,90<br />x=2,45-2*(,90)<br /><br />y=,90<br />x=,65<br /><br />Espero que ajude<br /><br />TeresaAnonymousnoreply@blogger.com