E porque já estou a trabalhar(uma salva de palmas para mim) lembrei-me de uma conversa que tive hoje com uma rapariga que recebe o RSI! Diz ela assim para mim:
- Vou comprar uma casa!Estou farta de pagar uma renda e viver numa casa que nem é minha!
- (eu a ficar completamente estúpida) Mas vai comprar uma casa com o dinheiro do RSI?Se você não trabalha, o seu namorado também não, vai comprar com que dinheiro?
(Ela muito indignada)
- Já lhe disse que vou comprar!Vou fazer um empréstimo, os bancos dão muitos empréstimos a quem não tem emprego, é só preciso fiador!Vou arranjar um! (se arranjar a pessoa é louca)
Lá tentei eu trazer a rapariga aqui para a terra e explicar-lhe que ninguém compra uma casa e fica a pagar 150euros de empréstimo!E muito menos sem emprego...das duas uma, ou as pessoas não tem nada para fazer e inventam histórias(podia dizer que isto é um sonho e incentivar a pessoa a lutar por ele, mas era necessário que ela tivesse consciência da condição em que se encontra) ou então as pessoas acreditam mesmo no que dizem e está tudo maluco!
E pronto...mais uma visita daquelas fixes!
[Vou fazer como Nokas e vou abrir aqui uma rubrica das partes mais hilariantes das minhas visitas!] A próxima será a história dos peixes!Mas fica para quando o trabalho estiver pronto;)
3 comentários:
Lool...há pessoas que não tem mesmo noção das coisas! E eu acho que a devias ajudar, é um sonho dela que queres?
Ou pelo menos podes ajudá-la a manter-se informada e a tirar essa ideia completamente descabia da cabeça!
=D
Eu acho que só quem trabalha directamente com estas pessoas é que dá conta da politica estranha dos Rendimentos. Eu fico parva com a quantidade de gente que vejo q ganha o RSI a tomar o pequeno-almoço no café. Eu tomo em café,o meu leitinho com estrelinhas e um pao c manteiga. Mas ha pessoas chiques: ha q ir ao cafe tomar uma meia de leite, um croissant ou um bolo ainda mais elaborado.
Mas comprar uma casa tb é daquelas boas historias. Acho q as pessoas continuam ainda com os horizontes muito fechados. O dinheirinho chega-lhes tds os meses, estao em casa, passeiam, falam c a vizinha, e pronto, nao se chateiam muito. Já o asssitente social o ano passado em Paramos dizia q era mt complicado trabalhar com este tipo de pessoas, principalmente com aquelas que nao querem sair da situação de subsidiodependentes.
Pois... Esse terreno é mesmo instável. No café perto de minha casa vês montes de pessoas a fumar muito, sempre a tomar lá o pequeno-almoço e a lanchar e ainda ouves frases do estilo "O dinheiro está a acabar, tenho que ir falar com o assistente social para pedir mais". É mesmo outro mundo... Sinceramente, na maioria destes casos eu só tenho pena dos miúdos, que são deixados geralmente ao "deus de ará"... Ai...
Bem, Boa sorte! =)
P.S. O estágio está a correr +/- :S
Enviar um comentário