Isto da amizade dava muito que falar...

20/03/2009

Não gosto de ser injusta. Mas também não gosto de ser hipócrita. Há situações que se vão arrastando e arrastando até chegarmos ao ponto de não sermos capazes de fingir mais. E nestes momentos era suposto sermos sinceras e falarmos abertamente para mudar. Se falássemos muito, poderias tentar mudar. Se nos comprometêssemos. Mas este comprometimento exige entrega e exige que abdiquemos de muita coisa. Por exemplo tive que sair dos escuteiros parque não podia comprometer-me e ir lá quando não tinha mais nada que fazer, ou ir por obrigação não fazia sentido, nem era justo para os restantes escuteiros. Com a amizade acontece o mesmo.Temos de estar presentes. E quando digo presentes, não significa que tenhamos de estar sempre ao lado dessa pessoa, mas pelo menos sabermos como ela está, como corre a vida dela e sobretudo deixarmos que ela faça parte da nossa vida. Claro que todos nós estamos muito ocupados, todos nós chegamos a casa de rastos e a desejar por uma cama urgentemente. E sim, também todos nós temos trabalho para fazer em casa, pesquisar, ler livros, cozinhar, arrumar a casa, o quarto, etc, etc. Mas quando nós queremos muito temos tempo. Temos tempo para ligar o msn e dizer olá e contar como correu o dia. Ou temos tempo só para mandar uma msg a dizer "amores, vou nanar que hoje estou de rastos", ou ligar por 5min para alguém que já não ouvimos a voz há mais de dois meses. Temos tempo para abdicar de uma noite para estarmos com os amigos, de abdicarmos de 3h de sono para ficarmos a conversar pela noite fora. Senão temos tempo aos 23 anos, vamos ter tempo aos 40, com filhos e um marido mega dependente de nós?

Ninguém pede uma quase obrigatoriedade em falarmos. Alias ninguém pede nada. Dá-se. Nisto da amizade, daquela que tenho com elas e mais 2 ou 3, todas nós damos. Quando temos dúvidas, ligamos. Quando estamos sozinhas mandamos msg. Quando estamos super felizes às 3h da manha e às 6h da manhã acordamos umas às outras só para contar a novidade e sentirmos que temos alguém a viver tudo isto connosco.

E acho que só sou feliz assim, graças ao vosso comprometimento para comigo. Graças a vocês, não janto sozinha, não passo a manhã sem falar com ninguém (ou quase), graças a vocês não morro de saudades de todas as pessoas, garças a vocês sinto-me sempre em contacto com alguém que me adore que me protege. E é isto a amizade. Uma entrega total. E eu não vou desistir disto. Por nada.

4 comentários:

Lua Escondida* disse...

Oh Lila, gostei tanto, tanto. A frase "não precisamos de estar perto mas do lado de dentro" resumia bem isto. Mas este lado de dentro tem de ser trabalho, todos os dias. Como uma flor, caso não regues acaba por morrer!

E sabes o que é para mim a amizade? É estar aqui e sentir-vos tanto comigo. É ligar a net e ter sempre alguém com quem falar, nem que não tenha nada para dizer. É perguntarem como estão os meus miudos, os mes arabes e quantos gajos ja comi =). É trocar mails, links, musicas, mensagens. É um amigo esperar na net por mim para eu ser a primeira a saber que ele namora e está feliz. São os amo-te's que se escrevem, tão sentidos.

Passei a acreditar em amizade à distancia porque quando nos queremos, não são 1500 kms que nos separam. Ás vezes estamos mais separados a um km de distancia!

E eu também não vou desistir de vocês. Nunca.

(L)

The Cherry on Top disse...

Concordo contigo Lila!
O teu post está brutal.
E é isso mesmo. Na amizade não se pede nada. Dá-se! Sem esperar algo em troca.
- Dão-se novidades fresquinhas, seja a que horas for;
- Dão-se as palavras certas no momento certo;
- Damos a nossa companhia nos momentos importantes (e nos menos importantes tmb. Afinal...n é preciso um motivo para os amigos estarem juntos. O motivo é esse msm: a AMIZADE!);
- Esforçamo-nos para darmos sempre, e cada vez mais, um pouco de nós;
- Dão-se sorrisos e raspanetes nos momentos que assim o exijam. Sem medo;
- Dá-se tempo. O nosso tempo (que já é tão raro!);
- Dá-se amor (amizade é amor!)
- Dá-se compreensão;
- Dão-se msg's, conversas, telefonemas (nem que seja só para dizer "olá! Estás boa? Bolas...ja n ouço a tua voz ha um mes e tal!")
- Dá-se um infinidade de coisas, que só quem sabe o que é a AMIZADE -"aqui, a 200km ou na China".

Da minha parte, sei que tmb erro! Que nem sempre sou como gostaria de ser. Sou humana. Quem não erra que atire a primeira pedra.
Mas quando as situações de arrastam e se tornam repetitivas. Quando mil palavras não chegam...acabamos por ir desistindo aos poucos! Mesmo inconscientemente...
Como disse alguém um dia(abstrai!!), quando não estamos a remar para o mesmo lado, ou pior, quando nem sequer estamos no mesmo barco.

Mas desistir não faz, de todo, parte dos meus planos!
Sabem que estão aqui <3.
Love*

Anónimo disse...

WTF?

mAS ja falamos do el penetrador no blog?


Ao ponto que chegamos:)

lila*

Maria Rita disse...

Tão lindo Lila :') Mesmo. Acho que ninguém conseguiria descrever um sentimento como este tão bem como tu o fizeste agora :))

Um beijinho. Ou dois ;)*