Ontem o F., de 6 anos, ao lanche, disse que trazia vestida uma camisola ridicula. Eu olhei para ele e pensei que de ridicula aquela camisola nao tinha nada. Estranhei porque a palavra "ridicula" nao é propriamente uma palavra muito comum no vocabulário de uma criança de 6 anos.
"Mas quem te disse isso?"
"Foi um dos meninos da minha sala".
Eu vi logo que só podia ser isso. Resultado: quando a S. o foi buscar à escola disse-me ela que vinha ele com uma camisa, por cima a tal camisola ridicula e o casaco de malha apertado até acima. Pois bem, com este tempo?? Claro que ele só tirou o casaco depois de sair da escola, porque na maneira de pensar dele o casaco escondia, assim, a tal camisola.
E dá que pensar que estes miudos, na escola primária, já criticam a roupa uns dos outros. E provavelmente o que vai acontecer é que daqui a uns dias, quando a mãe do F. quiser que ele leve aquela camisola para a escola, ele vai dizer que nao, porque essa pecinha de roupa o faz "ridiculo".
O mesmo se passa com a C. Tem 7 anos. A mãe no outro dia disse que de manhã é um drama para a vestir, porque ela nao gosta de metade da roupa que tem. Ou a blusa nao é bonita, ou as calças a fazem gorda, ou as sapatilhas não são do género que as outras meninas usam. Isto porquê? Porque trata-se de uma miuda com uma baixa auto-estima e tudo o que as coleguinhas de escola dizem ela assimila como sendo verdade. E sabemos bem que os miudos podem ser espectaculares, mas também sabemos bem que quando eles querem ser maus, são mesmo.
E assim vão estes miudos entrando na chamada "ditadura da moda".
"Tens de usar as sapatilhas X, as calças têm de ser assim e assim, as cores fixes são esta e aquela. Se não usares isso e não fores como nós, não somos tuas amigas".
No caso da C. é mesmo esta questão, ela tem medo de nao ter amigas para brincar na escola e para ela a questão da integração num grupo começa pela roupa. O que nao deixa de ser preocupante.
No meu tempo, na primária, usavamos aqueles vestidos com estampados e folhos. E meia calça, daquelas coloridas e de inverno eram bem grossas. Eu passava a vida com foguetes nas meias, a minha mae muitas meias me comprou. Calças não era muito usual, pelo menos eu não usava muitas, era quase sempre vestidinhos. E ninguém dizia que eramos ridículas porque naquele tempo usava-se isso. Pelo menos pelos lados de Arcozelo.
A moda evoluiu. Agora há muita coisa para se vestir. Os miúdos também já mudaram. Porque agora já usam All Stars como nós adultos. Vestem-se com as melhores marcas (claro que quem pode, até acho muito bem), mas o que me deixa a pensar é que nem todos têm essa possibilidade de vestir assim os filhos. E depois na escola passa-se a ser o "ridículo" ou o "antiquado".
5 comentários:
Eu acho que é normal os miudos competirem entre si, desde que seja uma coisa saudavel! Isso de dizer que a camisola é ridiula é um bocado demais. E os miudos são mauzinhos, sim! E é por isso que existe o bulling e coisas afins, porque uns se acham superiores aos outros ou porque usam marcas, ou porque são mais ricos, ou porque isto ou aquilo!
Por isso, eu sempre usei bata. Diziam que era para as maninas não andarem com as pernas muito à mostra (pois, algma sbata eram umas mini camisolas) mas na verdade era para não haver esse tipo de comparação se és usas esta roupa mais foleira ou não! O mesmo acontece com o traje académico, uma das simbologias é mesmo essa é as pessoas serem todas iguais, não haver diferenciação!!
E eu tb usava vestidos que agora acho ridiculos!!! E saias ao xadrez!! Mas eramos fofis!!!
beijinhooo (e sorry ter apagado o post!!)
É verdade, Nokas! E não deixa de ser preocupante...
Vejo o mesmo com os miudos do centro de explicações. Há uma miúda que tem grandes problemas de auto-estima (e segundo os outros contam já se tentou suicidar...)e é gozada por toda a gente! Chamam-lhe Betty Feia, gozam se ela se veste de uma determinada forma, etc etc.
Oh Nokas...e com isto fizeste-me lembrar de uma saia ao xadrez com pregas que eu usava!
E das meias calças sempre rotas pq entrava no infantário a correr e dps atirava-me a deslizar de joelhos. Qnts meias a minha mãe comprou...
Beijinho*
Eu concordo que a moda agora é outra, as roupas para os miúdos são muito mais giras e há mais o factor "marcas". Por outro lado acho que essa competição (a boa e má) sempre houve. Porque havia as miúdas que tinham as mochilas da barbie, ou vestidos mais giros, ou o estojo que os outros mais gostavam. Havia quase uma competição, no inicio do ano, pela mochila mais espectacular (geralmente aquela que tinha mais bolsos!).
Concordo que a ideia da bata/traje/farda é muito boa nesse sentido. Principalmente em miúdos pequenos. Mas acho que o grupo dos fixes e dos menos giros, mais totós, menos bem vestidos existiu sempre, pelo menos nas minhas escolas havia. Até ao 9º ano eu tive sempre nesse grupo e agora que penso nisso, acho que me fez muito bem! :)
***
Claro Vera! Como é que eu não me lembrei disto antes? Agora é que eu percebi porque é que as raparigas aqui da feup olham pra mim com desdém, a minha eastpak só tem um bolso :(
Bunyssa: Eu sempre usei o correr, atirar e deslizar de joelhos só para festejar aqueles golos mais espectaculares, mas se calhar é porque nunca andei no infantário.
Já no nosso tempo era um pouco assim... era assim rídiculo, vestia cada coisa, não sei como admitia tal situação =) lol
Os míudos agora são todos muito "independentes"
Enviar um comentário