Eu não percebo como é que há pais que alimentam os filhos de uma forma tão irracional. Assim eu percebo o porquê de cada vez mais a obesidade infantil ser um cenário mais do que provável. Hoje tive conhecimento de um pai que dá aos filhos gémeos de 5 anos ao lanche duas sandes a cada, o miúdo bebe um Bongo, ela bebeu um Caprisonne (sumo de laranja), cada um come também um iogurte da Nesquik, com bolinhas de chocolate, depois gelatina, daquelas q se compra em embalagens semelhantes a um iogurte, e por fim se lhes apetecer ainda comem um rebuçadinhos.
Isto é um lanche em condições e adequado para a idade deles? Não. Consequência: principalmente a miúda tem excesso de peso.
Eu ao lanche bebo chá, como um pão com manteiga, queijo ou fiambre (depende dos dias) e umas bolachitas Maria. Tenho 22 anos. Eles têm 5 anos.
E eles são um exemplo do quanto os miúdos comem mal, porque quantidade não é qualidade. Os miúdos já quase que não comem sopa em casa. Lá nos Fofos já sabem que não escapam, torcem o nariz mas paciência. Sabem que têm de comer.
Mas a juntar a isso, o que acontece? Quem come na escola foge à comida da cantinha porque dizem que é terrível (e nesse aspecto ate posso concordar porque bem me lembro de quando comia na escola e a comida era um tanto ou quanto estranha), e onde vão eles comer? Ao bar da escola, onde há cachorros, nos colégios até francesinhas há, sandes, e afins. Estamos a falar de miúdos, adolescentes que estão a crescer. E comem só porcarias. Por isso há que repensar prioridades: em vez de TGV’s, aeroportos, que tal investir (também) na melhoria das condições nas cantinas das escolas? Porque sabemos que as empresas que fornecem a comida nas escolas deixam muito a desejar.
E como poderá eventualmente ser a geração futura? Para além de obesa, a geração que não sabe o que é sopa ou fruta. Que vai de carro para ir registar o Euromilhões no café ali em baixo. Que vai ao Modelo comprar comida já embalada, ou ao MacDonalds todas as semanas porque é bom. E quanto ao MacDonalds eu vou lá, não digo que não. De dois em dois meses com muita sorte, alias já nem me lembro quando fui lá. Mas há miúdos que fazem disso uma rotina semanal.
No mínimo preocupante.
5 comentários:
Realmente é incrivel o modo como os miúdos se alimentam actualmente!
Mas, como relataste, a culpa é dos pais! Como é que cabe tanta comida no estômago desses miúdos que mencionaste? É chocante!
Beijo
E porque eu ainda sou um miúdo (principalmente quando faço a barba) a lila não me deixa comer nada =)
Eu quando era pequenina quase não podia comer doces. Quando cheguei ao 5º e me vi numa escola com máquinas com chocolates, montes de bolos, e cachorros comecei a desforrar-me e consequentemente a engordar. Concordo que devia haver alguma preocupação com a "educação alimentar" quer para miúdos, quer para graúdos.
De qualquer forma aqui fica a sugestão de um blog que acompanho com dicas sobre o tema:
http://comesaudavel.blogspot.com/
O problema esta nas escolas, está em casa, está em todos os sitios...simplesmete porque não há uma educação para a saude eficaz! E cada vez mais os miudos são sedentarios, passam uma tarde ou um dia a frente da televisão e do computador...já não há miudos a jogar à bola na rua como eu fazia nem a saltar a corda ou andar de bocicleta...
As escolas tem tentado melhorar e acredita que o Minsterio da educaçao tem feito alguma coisa em relaçao a isto!Alias há diversas escolas que estao a trabalhar e desenvolver projectos sobre a alimentaçao!POr acaso eu sei bastantes cenas sb isso pq debatemos mt estas questoes na CPCJ!E tenho-te a dizer q a culpa é essencialmente dos pais q dao dinheiro em excesso aos putos, ora bem qd tinhamos dinheiro em excesso tb compravamos batatas fritas, chocolates, gomas, bolos e afins!Eu bem me lembro q nc comi na cantina no secundario (tb comia mt em casa) pq as cantinas tem fama!Qts x n ouvimos ed.sociais a dizerem q a comida da cantina da ese era uma merda? E nos comiamos la sempre!As pessoas sao mais esquesitas fora do q em casa, acredita no q te digo!
Qt ao mac, outro dia tive uma discussao c mh mana, pois ela tava a vangloriar-se de a inst. proporcionar um dia da criança diferente que consistia em lanchar no mac e ir ao cinema!E eu tive q me rir!Dia diferente ou + do mm?
Dia diferente p mh irma, ou p mim ou p ti....p putos é + do mm!Dia diferente fizemos nos q oferecemos maças ao lanche e foi ve~los a comerem tds maças e bem contentes=) Claro q so intervimos c miudos das pres e da primaria pq tem d ser uma intervençao cd x + precoce!SE fosse dar a um adolescente de 12/14 anos mandava-me comer eu!
é bom perceber q temos uma mentalidd igual nestas cenas=)
Enviar um comentário