Poupar para ser uma idosa feliz=)

24/06/2009

Como educadora social tento estar sempre atenta a todas as notícias que saem sobre a área do social, e como esta área é quase infinita e estão sempre a surgir novos problemas e novas soluções , as notícias também aumentam. Recebo assim notícias deste site , do portal da cnis. E hoje li que as famílias estão a começar a procurar lares que acolham os pais temporariamente para puderem ir de férias. Eu até podia mostrar-me indignada, mas como é lógico tudo depende do estado de saúde do idoso e obviamente da sua vontade. O que realmente me assustou-me foi o preço que pediam, 300euros, com uma diária de 40euros!Entretanto andei a pesquisar e descobri uma residencial, que mais parece um hotel chamada Domus vida, em Lisboa para idosos!Fiquei achar, pelo que li ,que aquilo sim é qualidade de vida. Têm piscina, teatro, poesia, cinema, vão a museus, pintura e tudo o que nunca experimentaram na vida e tem tempo para o fazerem agora!Sou da opinião que TODOS os lares deviam ser assim. Porque raio tenho de pagar 10mil euros de jóia e mais 2000euros mensais para usufruir disto? E outra coisa importante quem é que consegue pagar isto?É que por muito que eu ganhe e seja bem sucedida no mundo do trabalho nunca vou conseguir pagar mensalmente esta quantia. Ou seja vou ter de ir parar a outro lar qualquer e muito provavelmente morrerei a ver/ouvir televisão, sentada numa cadeira. Bem sei que esta é uma imagem generalizada dos lares, bem sei também que nem todos são assim, mas a verdade é que os há. A verdade é que as Domus vida são para uma elite, que muito provavelmente já teve uma vida fantástica. Bom, bom era dar tudo isto a quem nunca teve nada!Também sei que o Estado não pode investir só nos idosos, mas se tivermos em conta que cada vez mais esta é a população dominante do nosso país, poderiam dar mais atenção a estas pessoas, que são deixadas num lar no tempo de férias, abandonadas nos hospitais, e muitas vezes espancadas pelos familiares. Sinceramente assusta-me isto de ficar velha, não pelas rugas, mas sim pelo dinheiro que vou precisar ter para viver com condições e que muito provavelmente não o vou ter. A não ser claro que comece agora a poupar para uma domus vida, que esqueça a ideia de ter uma casa, filhos, viagens, sapatos, idas ao cinema/teatro, jantaradas, vestidos, casamento, spa, etc, etc.
É isso mesmo, a partir de agora vou poupar para a velhice, porque da maneira que isto vai arrisco-me a ter de ir roubar para conseguir pagar 5ou 6vezes mais por mês do que a reforma que vou receber!

2 comentários:

Nokas* disse...

Sabes qual é o problema no meio disto tudo? É que provavelmente nem sequer vamos ter reforma quando formos velhinhas, ou fazemos um PPR (Plano Poupança Reforma) ou entao esperemos que quando formos velhinhas tenhamos tido uma vida muito avantagada que nos tenha permitido juntar uns trocos para quando tivermos rugas podermos usufruir de uma certa qualidade de vida.
Aqui na Mdalena também ha uma residencia senior, com apartamentos e tudo, porém quem lá está é quem tem a sorte de ter uma conta bancaraia com uma certa estabilidade e dada a faixa etaria sabemos que estas situações são muito escassas.
No caso dos outros idosos, esses estão em casa, sozinhos, ou em lares. Mas infelizmente sabe-se que nem todos os lares têm as condições e os requisitos todos. E a imagem dos velhinhos a dormir em frente à televisão é efectivamente uma realidade.

Lua Escondida* disse...

Uma altura fiz volunatriado num lar de idosos e isso de morrer a ver televisão é uma realidade...Muitos lares não recebem dinheiro para ter lá os idosos, neste caso de entrada dás o que quiseres e acho que tens de pagar pelas fraldas e pela medicação...como são lares ocm pouco dinheiro não podem gastar muito dinheiro em actividades nem tem dinheiro para pagar por exemplo a um de nós para esse efeio. Porque o educador social esta habitado a fazer milagres, é so pensar nos nossos estagios que não tinhamos dinheiro para nada, vai daí, faziamos coisas, muitas delas interessantes a custo baixo ou muito baixo!
Por outro lado conheço outro lar que é uma especie de condominio com apartamentos e piscina e essas coisas todas! Mas lá está, pagas balurdios para entrares e balurdios por mês! Não sei, vejo a velhico muito longe mas também sei que é a partir de novos que temos de poupar...mas vá, lá para os 30 penso nisso =D