Coisas da vida conjugal...

18/01/2010


Enquanto me deliciava com o bolinho infra-citado, senti um certo sabor amargo no ar.

Pois bem, estava à minha frente um grupo de 4 homens que comentavam (em jeito de queixa) situações "desastrosas" da sua vida conjugal. Uma dela, a única que consegui apanhar antes de a conversa me começar a enjoar seriamente, era: "enquanto a minha mulher chega a casa e enfia [atentem bem na expressão querida e adequada] as miúdas na banheira e vai fazer o jantar, eu tenho de andar para cima e para baixo com a botija de gás. Já lhe disse que estou farto disso ..."

Pois bem, meu senhor, não querendo estender-me nos comentários tenho apenas a apontar-lhe o pensamento que imediatamente me veio à cabeça. Suponho que as suas filhas tomem banho todos os dias e que o senhor não queira passar um dia sem jantar. Assim como também suponho que não tenha de andar "para cima e para baixo com a garrafa de gás" todos os dias. Só por aí se vê que talvez a sua esposa seja mais afectada diariamente com a situação do que o senhor. Também suponho que goste de dormir numa cama lavada, bem com pisar um chão limpo... Isto para não falar de mais 1001 coisas.


Não sou uma feminista radical, pois embora defendendo a igualdade entre sexos em relação a muitos aspectos, acho também que há funções dedicadas especialmente aos homens e outras às mulheres, mais não seja pelas características biológicas de cada sexo... Atenção, não quer isto dizer que não se possam inverter os papéis de vez enquando.

Eu por exemplo, vivendo sozinha tenho de fazer absolutamente tudo e não me chateio nadinha. Aliás, sinto-me muito satisfeita por ser uma pessoa muito versátil e pouco dependente.

Mas o que é certo é que pesando na balança, ainda há muito mais sobrecarga das mulheres em comparação com os homens; também admitindo que há casos raros [que felizmente estão a aumentar] em que a igualdade e divisão de tarefas estão presentes na vida conjugal.

O que é certo é que a mulher, à sua função de "fada do lar" viu juntar-se a função de "ganha pão", anteriormente dedicada apenas aos homens. Isto obriga a uma adaptação e refomulação dos papéis conjugais, que embora difícil, eu sei, é imperativa!


Fico trite, fico muito triste quando ouço comentários como estes.


E gostava agora de ouvir comentários de homens a este post para perceber se sou eu que vejo a coisa de forma errada por ser mulher, ou se partilham comigo esta opinião.

10 comentários:

Nokas* disse...

"Igualdade e divisão de tarefas" são talvez as palavras chaves deste teu relato desta situação que parece-me ainda ser bastante comum, apesar de ter tendência (espero eu) a diminuir. Quando as tarefas são repartidas, tudo se torna mais fácil quer para o homem, quer para a mulher. E acho que isso tem de começar logo de início, senão vamos chegar ao final do dia estouradas, eles têm tudo feitinho, um máximo para eles. Uma vez li algures que até a vida sexual do casal poderá melhorar se houver uma partilha de tarefas: ajudam-se mutuamente, depois há mais tempo para viverem como casal, a dois e terem mais tempo e disponibilidade.

Mas isto é tema que dá pano para mangas! Esperemos então agora pelas reacções masculinas!

Bruno disse...

Sabes bem k eu não sou assim....looool...

Sophie disse...

Que horror... Há com cada homem...
Tens toda a razão!

LaranjaLima* disse...

Eu sei que não Bruno... por isso esperava que fizesses um comentário construtivo e não esse auto-elogio :)

LaranjaLima* disse...

Assim como espero que ponhas em prática essa tua forma de ser, agora que vais viver comigo [e estou a tornar isto públco. Não sei se devia... lol É "boca pa barulho"]
Já me estou a imaginar com o jantarzinho feito todos os dias quando chegar a casa. E o Bruno de luvinhas nas mãos a limpar o WC :D

Bruno disse...

Lá tas tu a contar as nossas intimidades... já sabes que sou timido...Mas pronto...É Oficial... Eu e a LaranjaLima vamos partilhar o nosso dia dia...loool...em relação as limpezas ja sabes: tu aspiras e eu no sofá levanto os pés, eu sujo e tu arrumas...loool...sabes k n :P

Pat disse...

ai que parvinho -.-
mas os homens quando estão entre amigos sao sempre parvinhos, na volta chegam a casa e a mulher é que manda (com a minha sogra ela que manda em casa xD)

já eu acho que as tarefas são para os dois e não tenho razão de queixa, mas cozinhar é so cmg porque ele não percebe nada e eu não quero morrer com comida mal cosinhada LOL


há homens estupidos mesmo :S

Beijinho da abelha**

Bruno disse...

Oh Abelha cada casa é um caso...looool...Não pode ser tudo igual se n tem piada...Alem disso ela tem um chicote em casa, em ultimo caso ela usa-o para me obrigar a fazer as coisas...(Livra-te tátá)

LaranjaLima* disse...

É MENTIRA! Eu não tenho um chicote em casa... :) Mas posso arranjr facilmente.

Abelha, ele fala assim porque está no meio de meninas, mas para alem de limpar a casa, fazer as refeiços e aturar-me [que é provavelmente a tarefa mais dificil] ainda me faz massagens nos pés :D
Não te ponhas fino, não!

Pat disse...

ahahahahahah massagens nos pés
?

eheheh muito falam os meninos enfim LOOL