Este dia não foi pensado apenas para que a mulherada se juntasse em grandes jantaradas, nem que fossem todas juntas ver uma sessão de strip masculina (como aconteceu aqui na terra com um grupo de mulheres que se juntou no sábado à noite). Este dia está marcado no calendário para que se perceba que a condição da mulher ainda é precária em muitos países. Felizmente vivemos num país ocidental, onde a mulher ganha progressivamente um papel cada vez mais saliente, assumindo-se não só como dona de casa e mãe, mas também como mulher de sucesso no mundo do trabalho, como pessoa capaz de ocupar lugares de chefia, tendo direitos e deveres como qualquer cidadão, independentemente do sexo.
Mas há muitos outros contextos onde a situação não é essa: a mulher ainda está sujeita a discriminação.
A lei não lhe concede direitos como o de ter oportunidades de rendimento, estudar ou até mesmo viajar.
Há culturas em que a mulher não pode ter nenhuma parte do corpo exposta.
Há casamentos forçados, em que a mulher torna-se propriedade da família do marido.
Há humilhações e suicídios provocados pelo custo elevado do dote matrimonial.
E este dia é para nós, mas sobretudo para elas.

6 comentários:
Eu vejo este dia como sendo uma homenagem a todas as mulheres que sofrem algum tipo de repressão. Não tanto para a generalidade da mulher, mas para aquela mulher que não o pode ser em toda a proporção da palavra ou por causa de questões politicas, religiosas e até mesmo familiares. bjs
Eu também vejo este dia. como um dia em que se relembra aquelas que lutaram pelos direitos da mulheres e pelas condições precárias que as mulheres ainda tem nalguns países e algumas desigualdades que vão existindo por aí!!
Gostei mt deste post!E concordo:)
Infelizmente ainda muitas mulheres vivem em sofrimento! ; ) ***
Olá!
Não podia estar mais de acordo contigo, este dia é sobretudo para aquelas mulheres cujos direitos ainda não foram adquiridos!
Eu cá fui jantar mas um jantar sossegado, com duas amigas com as quais costumo jantar de vez em quando, celebramos a mulher muitas vezes por ano:)
Beijinhos
sem dúvida!
Enviar um comentário