Ontem através da NM do Jn fiquei a saber que a Câmara Municipal de Arouca tinha um plano para acabar com os desempregados e os beneficiários do RSI. Consiste em dar casa a estas pessoas se elas se comprometerem a trabalhar as terras de quintas abandonadas. AS quintas eram quase que "oferecidas" pelos proprietários, uma vez que estavam abandonadas. É um projecto com função social e de recuperação do espaço rural. A autarquia até emprestava as máquinas agrícolas e garantia o escoamento dos produtos para as escolas e supermercados da região(
querem melhor garantia do que esta?). Mas claro...passou um ano e só houve uma inscrição. Há casais que dizem que não querem arriscar perder os 100 ou 200euros do RSI e que trabalhar no campo é muito incerto. Pois eu acho que a Segurança Social devia de fazer um protocolo com a Câmara ou ser parceira deste projecto. Achei a ideia genial, só é pena que as pessoas queiram continuar paradinhas enquanto o dinheiro lhes cai na conta.
5 comentários:
Realmente é uma ideia magnifica, ao mesmo tempo que reduziam os custos dos rendimentos ainda proporcionavam à região produtos de qualidade em vez de ter que ir buscá-los fora. Deviam era obrigar a isso e não dar como opção. bjs
Não há forma de suspender o RSI às pessoas que tiveram essa oportunidade e não se quiseram mexer?
Não!Porque é suposto a pessoa voluntariar-se!Dai eu achar q devia de haver um protocolo e dp d analisarem os casos podiam ter isto como opção!
Quanto as inscrições nas quintas sociais recomendo a leitura dos comentários das duas noticias seguintes:
http://www.arouca.biz/Noticias/Local/Camara_de_Arouca_nao_desiste_de_projecto_das_quintas_sociais_201003022386/
e
http://www.arouca.biz/Noticias/Local/Camara_Municipal_de_Arouca_quer_recuperar_quintas_abandonadas_200902192086/
Encaminhei pessoalmente varias dezenas de emails para a camara de Arouca e recebi algumas dezenas de comentários e emails com queixas de falta de resposta.
Eu sou contra o RSI nestes modos, acho que é um mal necessário, mas há muito facilitismo
Enviar um comentário