Tive grandes dificuldades em encontrar um ginecologistas bom, compreensivo e sobretudo preocupado com a paciente. Felizmente, acho que o encontrei e curiosamente é homem. No entanto, aquilo que me continua a deixar preocupada é o discurso destes médicos, e até mesmo dos enfermeiros do palneamento familiar, que insistem connosco para não usarmos preservativo. No planeamento familiar as enfermeiras ficam sempre com má cara quando pedimos preservativos, nos ginecologistas dizem sempre coisas como "após fazer essa medicação, já pode voltar a ter relações sem preservativo", como se isso até fosse uma coisa fixe. Um deles até já chegou a dizer-me que a pílula era muito mais eficaz que o preservativo. E eu sorri e disse-lhe: "E então as DST? A pílula também protege?"
O que me choca é que muitos destes médicos passam este discurso aos adolescentes, como se toda a gente tivesse sempre o mesmo parceiro! A sério, este discurso só mostra que ainda falta muito para mudar a mentalidade deste país.
8 comentários:
É bem perigoso e inconsciente...
Credo! É por isso que as coisas se dão!
Depende: Se tiveres uma relação estável, à bastante tempo, e se confias no teu companheiro, porque não?
Eu e o meu namorado fizemos análises, como vimos que estava tudo bem, deixámos de utilizar preservativo.
Agora depende de cada pessoa.
beijinhos*
Pronto, são opções!
A questão aqui é o médico supor que ninguém usa, pela maneira como se expressa. E tu tiveste consciencia para fazer os exames, mas há mt boa gente que não os faz. Isto sem falar naquelas pessoas que dizem que só tem um parceiro, e afinal tem vários!
O teu medico as tantas pelo teu discurso, pelo que falaram, percebeu que eras uma pessoa consciente e assumiu que tinhas apenas um parceiro.
Para bem de muitos meninos e meninas espero que ele apesar de ter parecido rotineiro no discurso, o adapte para todas as situaçoes e pessoas. :)
Uma vida sexual saudavel é uma vida ainda melhor.
E la esta... para ja o que "choca" é a gravidez... porque embora hajam muitos casos de SIDA para muita gente isso é so em Africa e noutros paises mais avançados...
Como eu costumo dizer.. "Até um dia "... em que acontece a alguem proximo e aí... Cai o Carmo e a Trindade.
* * *
Por isso é que disse, depende de cada pessoa e não estou a imaginar um ginecologista a dizer isso a uma adolescente irresponsável ou uma mulher que faz 'sexo socialmente'.
beijinhos*
Eu concordo com a Sonie. Pode ter sido um discurso adaptado a ti! Não quero acreditar que os médicos sejam assim inconscientes!
Mas ele nao me conhecia de lado nenhum!Eu nunca lá tinha ido e muito menos lhe disse que tinha um namoro sério...daí eu ter ficado chocada!
E vocês não frequentam o planeamento familiar, se não passavam-se! Eu já cheguei ao ponto de simplesmente não ter preservativos...como é possível que um centro de saúde deixe esgotar os preservativos?
Enviar um comentário