As mulheres conduzem mal?

30/08/2010


Não tornando isto numa verdade absoluta, as mulheres conduzem melhor do que os homens. A conclusão é de um estudo do Departamento de Transportes de Nova Iorque, publicado na revista brasileira ‘Veja’. Para os homens também há, no entanto, boas notícias: continuam a saber mais sobre carros e o seu funcionamento do que as mulheres.

O estudo dedicado ao trânsito de Nova Iorque, refere que, nos últimos cinco anos, 80% dos acidentes que envolveram peões foram provocados por condutores do sexo masculino.
Ao que parece, o estudo vem confirmar a atitude das companhias de seguros e, diz, reflecte a opinião de 52% dos cidadãos que habitam a Big Apple.
Cientistas sociais e especialistas em segurança no trânsito lembram que a propensão do homem à agressividade e ao risco, alimentada pela testosterona, é a culpada por este resultado.

Os homens, dizem os especialistas, estão também mais propensos ao uso de drogas ou a beber bebidas alcoólicas quando estão ao volante, assim como a evitar o cinto de segurança e viajar com maior velocidade.

Outra das conclusões diz respeito à gravidade das colisões: as colisões que envolvem indivíduos do sexo masculino tendem a ser mais severas.

O estudo sugere também que há mais homens a morrerem atropelados do que mulheres. E isto acontece em todas as faixas etárias, excepto a partir dos 64 anos (faixa em que existem também mais mulheres).Em termos de percentagem de população, os idosos e as crianças entre os 5 e os 17 anos são os mais vulneráveis a atropelamentos.

“Vemos muito mais rapazes a morrer em acidentes de automóvel”diz Tom Vanderbilt, autor do livro “Por que conduzimos assim? (E o que isso diz sobre nós)”. A explicação pode estar relacionada com o facto de os indivíduos do sexo masculino "vaguearem” mais e utilizarem o carro em situações que as mulheres não utilizam.

In destak.pt

6 comentários:

Rita disse...

Eu, honestamente, acho que as mulheres são mais prudentes o que faz parecer que somos "atrofiadas" ou algo do género...

S. disse...

Eu quando tirar a carta, vai subir a percentagem ! xD Mas tenho algum medo, nunca conduzi na vida..

Microondas disse...

Eu penso que esse estudo é verdade. Mas existe uma boa razão para muitos homens conduzirem muito mal e darem cabo dos resultados: o facto de o fazerem muitas vezes com uma mulher no lugar de pendura. Só nós é que sabemos como é complicado manter uma condução concentrada.

Unknown disse...

Se conduzem melhor é também pq são mais prudentes, cometem menos excessos e tv não fazem tantas manobras perigosas. Excesso de auto-confiança muitas vezes dá asneira.

Vera disse...

Pessoalmente, eu acho que eles têm melhor noção de distâncias que nós. O problema é outro: abusam e acabam por fazer asneiras grandes...

Rita Moura disse...

Eu acho que tanto há maçaricos como maçaricas na estrada... Os maiores sustos que apanhei foi à custa de velhotes.. ; ) ***