Usar um vestido preto num casamento é proibido?

08/09/2010


Esta semana discutia-se em família se devíamos ou não usar um vestido preto num casamento. As mulheres mais velhas dizem que é o mas elegante, que antigamente iam sempre de preto, até aos casamentos dos filhos. As mais novas dizem que preto, nunca! É sinal de reprovação e que em casamentos devemos abusar das cores fortes, para transmitir alegria ao casamento.
Eu gosto muito do preto, logicamente que um vestido preto fica bem a qualquer pessoa, mas agora imaginem se das 50 mulheres convidadas, 30 forem de preto, mais os 50 homens de fato escuro, o casamento rapidamente é confundido com um funeral!
Mas isto é só a mina opinião e não quer dizer que um dia até nem arrisque em levar um preto, mas sempre a combinar com uma clutch e sapatos de cor.

E vocês também acham "proibido" usar preto nos casamentos?

21 comentários:

S* disse...

Desde que não seja preto total... mas preto total parece-me incorrecto.

Unknown disse...

Adoro preto. E para que um casamento tal como disseste nao virar rapidamente um funeral, mete-se uns pormenores, umas bijuterias mais alegres ou mesmo um vestido preto mas com alguns apontamentos de cor. Eu adoro preto, seja em festas ou em casamentos. *

Sôzinha disse...

Não acho que seja proibido, mas acho que é uma cor a evitar em casamentos.
Outra cor que adoro, mas que não levaria era o branco (a não ser que tivesse a certeza que o vestido da noiva seria de outra cor que não o branco).

Anónimo disse...

eu fui a dois casamentos no ano passado e fui sempre de preto. Um era mesmo só preto o outro era preto com uma parte abaixo do peito em branco

sei que há muita gente que não gosta. as eu adoro vestidos pretos, pelo joelho ou mais curtos, não gosto muito da ideia de ir a um casamento de vestido "limpa o chão" em tons nude... nahhh

Vera disse...

Eu não uso, mas não ponho totalmente fora de questão...

Jo disse...

Levantei a mesma questão ontem, no meu blog :)

Eu já fui de preto e não acho que fui nada mal. Tento escolher outras coisas, mas não me parece totalmente proíbido levar um vestido preto.

Gelatina de morango disse...

Eu comprei um vestido preto para um casamento que vou no fim do mês. Quando olhei para ele foi amor à primeira vista, mas depois perguntei logo isso à minha mãe: "Não é mau ir de preto para um casamento?" e ela disse-me logo que não, que imensa gente vai. Ainda por cima o vestido é bastante curto, acho que não dá um ar nada pesado. Mas percebo o que queres dizer.

Peyton Sawyer disse...

embora eu não acredite muito nessas coisas, o que dizem é que "de preto vai-se para os funerais"! Com razão ou menos razão, o que é certo é que acaba por ter um bocadinho de lógica. Um casamento pede cores mais vivas e mais alegres.. embora esteja 100% de acordo que o preto é das escolhas e cores mais elegantes de sempre =)

so_risoincógnito disse...

Eu uso... aliás quase sempre. Mas realçar com os pormenores, os acessórios. Agora o vestido vou fugir sp para o preto. Não comprido, porque aí marca muito mais, mas preto sim. Depois está sempre o sorriso, que alegra o preto ao contrário do preto de um funeral, que normalmente distingues bem a diferença. O "outfit" é um todo.
Para o ano vou ser madrinha e aí sim, vou tentar evitar o preto, porque tal como os pais os padrinhos têm outro impacto e vou tentar usar cor diferente.

ML disse...

Não acho que actualmente haja alguma coisa proibida. Mas a ideia de 30 pessoas de preto foi algo que nunca me passou pela cabeça! lol Ia ser de muito mau gosto! Até vou passar a pensar mais nisso.

Bem, eu já fui a casamentos de preto, mas sempre com acessórios, clutch de cor. E senti-me bem!

Rita disse...

Não vejo porque não :)

Pintas disse...

ai eu também estou a viver um dilema para um casamento :P passa no meu blog e já vês!!!!
beijinhos

P e T disse...

Olá!!
Antigamente, ou melhor, como aprendi nas aulas de etiqueta e boas maneiras dum workshop que fiz, preto e branco estão totalmente fora de questão num casamento, mas agora já se diz que o proibido é o preto e a cor do vestido da noiva, uma vez que já há muitas noivas que se casam de verde,de rosa e etc. Mas sem dúvida o preto é muito má opção para levar a um casamento.

Tânia disse...

Discuti isso no meu blogue na última semana. Em princípio ia levar um vestido preto a um casamento, mas agora decidi que vou comprar um porque as pessoas não gostam de preto no casamento. e eu também não. só ia com ele, para não ter que comprar outro vestido ;)

The Closet disse...

Eu nao gosto muito da ideia, acho que nao era capaz de vestir preto num casamento. Nunca o fiz e acho que nao o vou fazer :)Sinceramente prefiro os tons claros e cores mais alegres! Agora branco e preto nao me parece....

Anónimo disse...

Não tem nada com isso o vestido... para o casamento da tua familia. :S

The Cherry on Top disse...

eu ja usei preto mas n era preto total.
para o casamento que tenho no sábado escolhi coral e cinza! :)

C*inderela disse...

LOL, hoje falei disso com uma amiga que estava preocupa em levar um vestido preto a um casamento. Eu não vejo mal nenhum. É uma cor elegante. Mas gosto mais de cores suaves para tal :)

Anónimo disse...

Eu acho que não. As pessoas devem levar o que se sentem melhor.

Miuka disse...

Preto é a minha cor favorita, mas ir a um casamento vestida dessa cor, penso que não arriscaria. :) Cores fortes também não me fascinam...

Bjs **

fcorreia disse...

já me dizia a minha avó "com preto nunca me comprometo!", ou seja, o preto fica sempre nem bem nem mal... fica assim nhé! :)