Buena Vista Social Club

27/01/2011


Adoro adoro adoro!!

"Buena Vista Social Club era um clube de dança e actividades musicais de Havana em Cuba, local onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 40, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz e Omara Portuondo. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo.
Na década de 1990, aproximadamente 40 anos após o fecho do clube, inspirou uma gravação do músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder com os músicos tradicionais; o disco, chamado Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional. Foi quando então o director alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York, transformando num documentário, acompanhado de entrevistas feitas em Havana com os músicos.
O filme, chamado Buena Vista Social Club, foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e ganhando o prémio de Melhor Documentário no European Film Awards.
Em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo, um ábum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana Ibrahim Ferrer (sua última gravação antes de morrer em 2005) e Omara Portuondo com artistas como U2, Coldplay, Sting, Jack Johnson, Maroon 5, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs entre outros." (daqui)

Se já gostava muito muito, passei a adorar. Depois de ir a Cuba (onde so não consegui ver um concerto porque viemos embora no dia anterior) ouço-os com outros ouvidos... Ouvidos de quem os olhos viram o que por lá se passa e cujos sentidos absorveram tudo o que foi possível!

E vão estar no Porto a 9 de Março e Lisboa a 12 de Março (nos Coliseus)
Orquestra Buena Vista Social Club feat. Omara Portuondo



O meu "já cá canta"!! :D

 Site oficial aqui

5 comentários:

BUBBLES disse...

Gosto muito! Não sabia que vinham cá. Obrigada pela dica ;-)

Verita disse...

Ai ai ai!!
Que noticia acabaste de me dar!!!

Adorava vê-los!!

Já estive em Cuba e não vi, por isso tenho mesmo de lá voltar ;) mas não me importava nada de os ver por cá!!

LaranjaLima* disse...

Aproveitem meninas!!
Não é todos os dias que temos esta oportunidade...

OlharCurioso disse...

Grande noticia que acabaste de dar, isso é fantástico.
Adoro-os... Vou já comprar o meu ;-)

OlharCurioso disse...

Que grande noticias que acabas-te de dar... Eu adoro-os. Vou já comprar bilhete ;-)