Do CPM (ou mais conhecido como “curso de noivos”)

13/03/2011

Imagem daqui*

Há três semanas comecei o CPM (centro de preparação para o matrimónio). São oito sextas feiras seguidas, duas horas cada. E sabem que mais? Estou a adorar. Acima de tudo é um espaço onde se fala de temas que eu diria que interessam a todas as pessoas, independentemente da sua religião. Uma pessoa sai de lá a pensar no que foi dito e a reflectir em várias questões. E no dia-a-dia nem sempre isso acontece. 

Algumas pessoas disseram-me que devia era ter inventado uma desculpa qualquer para não ir (que trabalhava à noite por exemplo), que foi exactamente o que elas fizeram, porque aquilo era verdadeiramente “uma seca”. Pois pergunto eu: como sabem que é uma seca se não foram? Talvez se tivessem ido, tinham sido surpreendidas pela positiva. O tempo passa mais que rápido e, entre as conversas, uma pessoa nem dá pelo tempo passar. E o feedback que os outros casais, como nós, têm apresentado vai também nesse sentido por isso diria que todos os casais deveriam de ter um CPM assim para mudar de ideias. Todas as sessões é nos oferecido uma “prendinha” simbólica que se relaciona com o tema, logo à entrada, e no fundo acaba por haver sempre surpresas. Nunca sabemos o que vai sair dali. 

Claro que sei que tive sorte em ter escolhido fazer o CPM naquela freguesia e os casais orientadores são fantásticos, e isso nem sempre acontece nas restantes paróquias. Há CPM’s que duram 2 dias intensivos ao fim de semana, acabam por ter dinâmicas diferentes.

Posso estar indisponível para cafés com as amigas à sexta feira à noite mas é por uma boa causa :)

8 comentários:

Unknown disse...

Por acaso não fiz porque o meu marido estava no Porto e eu no Algarve, mas gostava de ter feito.
Quanto aos dinamizadores, é como dizes, é uma questão de sorte.

Mary Jane disse...

Que bom exemplo :) Eu, casando, não vou fugir a estas coisas sem experimentar!

Fortuna disse...

Escolheste, sem dúvida, uma óptima freguesia:)
E ainda bem que estás a gozar.
Beijinho

Gelatina de morango disse...

O casal da família com quem vivo aqui em França é fantástico, super acessível, e são orientadores também =).
Por isso agora também olho para o CPM com outros olhos. Mas concordo, o factor sorte ajuda muito a tornar o curso interessante e frutífero.

Vera disse...

Os meus pais já foram orientadores também. Tenho ideia que por cá são só 4 semanas e também acho que é muito mais interessante do que o que se possa pensar à partida. Bom proveito!

Beijinho

Miss Star Pink disse...

Que sorte que estás a ter! Eu e o F. também tirámos o CPM e não gostámos nada. Só ouvimos barbaridades e informações totalmente desenquadradas da realidade onde vivemos actualmente. Nós fomos um caso em que "perdemos" 6.ª feiras. :(

Beijocas

Tanita disse...

Não tenho experiencia disso mas, só tenho ouvido dizer bem.
Bj**

C*inderela disse...

o meu já está marcado, será apenas duas tardes. estava um bocado com receio mas já ouvi dizer que acaba por ser uma lição de vida.

ainda bem que gostaste :)