Não sei como há pessoas que fazem isto...

13/04/2011

Estou indignada. Uma miúda acabou de ser violentamente mordida por um (dos muitos cães) do meu vizinho. Para mim, que tenho fobia a cães, é um tormento andar pela rua. Na verdade, durante o Verão passado, fazia as minhas corridas sempre com o coração nas mãos, não fosse o raio dos cães aparecerem de surpresa. Já fiquei mais de 10min sem sair do mesmo sítio, impedida de entrar em casa, só para não correr o risco. Os cães são enormes e estão sempre na rua. Os meus miúdos das explicações morrem de medo deles. Qualquer pessoa tem medo deles. E claro que quando ouvi uma miúda a gritar e o ladrar do cão de seguida, vi logo que o pior tinha acontecido. Mas a minha indignação vai ainda mais longe. Quando eu abri a janela para perceber o que se passava, vi o dono dos cães a fechar o portão e a ignorar uma miúda (adolescente) a gritar enquanto dizia: eu não consigo caminhar.
Ele fez de conta que os cães não eram dele, e nem ajudou a miúda. Eu não percebo como é que alguém quer ter tantos cães quando não cuida deles. Ainda por cima, os cães têm imenso espaço em redor da casa, nem tinham necessidade de vir à rua. No entanto, o que verificamos é que os cães estão sempre na rua.
Desta vez, teve azar, a família da miúda dirigiu-se a casa dele. E eu, da minha parte, amanhã vou ligar para o canil de Gaia, para saber o que posso fazer.

E decididamente, a solução não é matar os animais, os animais não têm culpa, a culpa é sempre de quem devia de ser responsável e não é.

8 comentários:

Jo disse...

Não se poderá fazer uma queixa à polícia?

Roxanne disse...

Os cães não têm culpa, mas não prestar auxilio a uma vítima é crime, ou não?

Vera disse...

Eu juro que não percebo essas pessoas. Eu adoro cães, mas não consigo confiar em cães que não conheço. É uma irresponsabilidade muito grande e acredito que, nessas situações, possam ser aplicadas multas ao dono. O que te disseram no canil?

Gelatina de morango disse...

Há um ano atrás perdi uma leitora por reclamar que era obrigada a levar com o cão do meu vizinho praticamente em cima de mim só porque "ele não faz mal". Porque o coitado do bicho não tem culpa e então pronto, eu tenho que aturar a falta de respeito do dono.
Parece que quem tem medo de animais é mais bicho que eles. Não percebo a dificuldade em respeitar pessoas como nós que, apesar de sermos a excepção, estamos no direito de andar pela rua sem ter sempre o coração nas mãos (percebo-te tão bem, é que sinto exactamente o mesmo).

*Lili* disse...

Sinceramente! Eu acredito de facto de que os animais não tiveram culpa, a culpa está naqueles que cuidam deles, isto é, se cuidam deles... Acho que foi uma lata das grandes o homem não ter feito nada! Para além de que a miúda podia ter ficado gravemente ferida... Sinceramente...

Nokas* disse...

Eu tenho pavor de cães tal como tu. Ainda há pouco tempo, perto de onde trabalho, andava um senhor com um cão daqueles bem grandes a passear SEM trela. Não sei como raio o cão começa a correr na minha direcção e eu entrei em pavor quase. Oh pah parece que eles presentem que eu e os cães não temos grande relação. O senhor pediu desculpa mas eu disse logo que num sitio daqueles, bem no meio da cidade, era imperdoável andar a passear o cão sem trela. Apanhei um grande susto.

Eli disse...

Há pessoas que realmente não têm a mínima noção.

rosa_chiclet disse...

Eu adoro animais e tenho um pastor alemão que é bem grande.. Mas tenho respeito para com as pessoas que não gostam de animais e não imponho a presença dele a quem não gosta.
E situações como estas revoltam-me pois quem tem cães tem de cuidar e respeitar quem não tem nada a ver com os animais. Quem não quer ter trabalho e ter animais de estimação compre um tamagochi :)
Mas realmente não prestar auxílio a uma vitima revolta-me.