30 minutos* Ontem valeu muito a pena*

26/07/2011

Gosto cada vez mais de ver a reportagem 30 minutos da RTP1. Ontem o programa foi fantástico. Contou-nos a história de um empresário deficiente que tem uma fabrica onde 60% dos recursos humanos tem uma deficiência. Produzem carteiras e a empresa funciona há 15 anos. Um exemplo de integração e inclusão social. Um exemplo que conheça a ser exemplo para os mais novos.
De seguida levou-nos a uma das Escolas mais problemáticas do País, em Chelas, onde os miúdos começaram a ter aulas de música clássica, nomeadamente aprenderam a tocar violino, no plano curricular e isso alterou o percurso de vida deles. Foi fantástico ver todos aqueles pais emocionados com o concerto dos filhos. Mas foi ainda mais emocionante ouvir um dos miúdos a dizer que  quando toca violino esquece tudo, e sonha que tem uma vida melhor, mas depois volta a casa...e em casa tem de lidar com problemas como o desemprego da pai, a ameaça da CPCJ em retirar as crianças à família, a fome, a doença da irmã...um miúdo de 12 anos. Amoroso. Devia ser proibido as crianças terem de suportar uma vida como esta.
E quanto mais eu vejo isto, mais eu sinto que fui feita para trabalhar nesta área. Mais vontade eu tenho em continuar. [E sim, morro de curiosidade de conhecer a Zona J]

4 comentários:

aloucura disse...

ontem na antena 1 ouvi uma reportagem sobre o grupo "recilata" sobre um grupo de jovens de famões/odivelas. deves gostar do projecto

P.K. disse...

Por acaso ontem enquanto estava a fazer zapping, a alegria da daquelas crianças chamou-me atenção.E é tão bom saber que eles se conseguem abstrair de todos os problemas, nem que seja por breves momentos. :)

Milaresendes disse...

Concordo total > deveria ser proibido situacoes como estas para criancas...
Fazer o bem sempre!
No que e possivel!

Joana disse...

pelo menos a parte dos miudos violinistas já tinha dado há uns tempos! :)