Turquia #1

11/07/2011


Vim de lá há uma semana e não me importava nada de ter lá ficado mais tempo. A lua-de-mel na Turquia não podia ter sido melhor. Foi o destino perfeito. Fomos para Antalya, que fica no sul da Turquia e adoramos cada dia. Acordávamos bem cedo (o fuso horário pode ser de “apenas” duas horas mas nos primeiros dias andámos completamente trocados) e aproveitamos tudinho. Tive pena de não ir a Istambul, mas quem sabe se ficará para outra oportunidade. 
  •  O povo turco é bem mais simpático do que aquilo que eu estava à espera - pelo menos nós não tivemos razões de queixa. E têm muito boa impressão dos portugueses, após saberem a nossa nacionalidade, vinha sempre um grande sorriso ( e algumas ofertas) da parte deles. 

  • Confirmei as recomendações que o N. nos tinha dado: os turcos a conduzir são a loucura total e nada melhor do que observar os carros nas rotundas. É o exemplo perfeito de como o trânsito é caótico e desordenado, para nós claro, que não estamos habituados. O curioso é que eles entendem-se bem na desorganização deles e raramente se ouve uma buzinadela. 
  • Sem dúvida que os mercados locais deles são o sítio ideal para comprar souvenirs, consegue-se tudo a metade do preço com pouca insistência. A única coisa que me desiludiu nos mercados foi os lenços. Achei que iria encontrar lenços mais bonitos, trouxe um que me encantou mas de resto não vi mais nenhum que me chamasse a atenção.




  • Decididamente adoram a bandeira do seu país. Em tudo que era sítio lá víamos a bandeira turca. 
 (a imagem ficou ao contrário, vá se lá saber porquê)
    • O inglês deles é um senão. No hotel, e pelo que percebi, na selecção dos funcionários, dá-se prioridade à língua russa e alemã visto serem as nacionalidades dos turistas que mais acolhem. O inglês acaba por ser secundário, mas conseguimos sempre comunicar. Claro que nas saídas exteriores o facto de termos um guia turco que falava português ajudou sempre. 

    • Vim para o país perfeito: os turcos adoram chá. Mas devo dizer que o sabor do chá é bem diferente do nosso, é mais forte. Como eu acabei por dizer “é mesmo à turco”. Já o café é uma bebida pouco comum para aquele povo, daí que a qualidade do café deles seja bem inferior à nossa - o Z. só conseguia beber café com três pacotes de açúcar.  
        • Adorei ir a uma mesquita – mas sobre isso (e outros coisas) falarei mais tarde. 
        •  Em Manavgat vimos a mais larga cascata do Mediterrâneo, andámos de barco e fizemos alta churrascada. 

        (se me perguntarem se recomendo, digo já que sim. Antalya vale bem a pena para descansar e para conhecer. Decididamente ainda bem que não fui para a Grécia - era a segunda opção - e decidimos rumar em direcção à Turquia. Sem dúvida que este país foi uma óptima surpresa - melhor do que estávamos à espera)

        8 comentários:

        Vera disse...

        Eu achei Istambul fabuloso, por ser tããooo diferente. Os mercados, as mesquitas, a paisagem, a comida (que acaba por fartar passada uma semana, mas que é fabulosa), os barulhos... Eu vim de lá cheia de lenços (pelos menos 5, só para mim, salvo o erro), muuiito giros. Mas talvez porque Istambul tem mais gente e mais turistas, logo tem mais oferta. O transito é mesmo maluco. Nós tivemos medo! :) Eu não gostei nada do chá. Bebia e até trouxe uma embalagem, mas é muito forte. Mas vá, entre o chá e o café, venha o chá!!!

        Gostei da vossa escolha. Fugiram do tradicional e isso é óptimo. Ainda bem que gostaram! :)

        Ju disse...

        Ainda bem que tudo correu bem! Fiquei curiosa! Beijinho :D

        Milaresendes disse...

        A D O R E I !!!
        Que idéia super ir para a Turquia, o que para mim parece do outro lado do meu mundo... o.O
        Cultura linda, cores vibrantes, trânsito caótico... e a culinária? Vai nos falar dela depois? Deve ser exótica... comeu carneiro?
        Bem, parabéns, eu que não fui amei acompanhá-los nas fotinhas!
        Besitos

        Ele da Lila disse...

        Eu disse que aquilo era giro, a comida não era boa? Mas é engraçado, em Istambul normalmente arranhavam inglês o suficiente para comunicarem bem, talvez por ser um sítio maior...

        **

        Miss Star Pink disse...

        Pareceu-me uma viagem fantástica! Por acaso é um país que tenho um pouco receio de visitar por causa da segurança. Portanto com a tua ida, ficou desmistificado.

        P.S. Também ias amar a Grécia. :)

        Beijocas

        Lunka_Almeida disse...

        Vim há 15 dias de lá, tb adorei!

        Monika Kardoso disse...

        o melhor lugar para comprar lenços para alem de istambul, e escolher as lojas, é em bursa, uma cidade perto do mar de marmara, perto de istambul, famosa pelos lenços de seda porque fazia parte da rota da seda. eu vivo cá ha mais de dois anos e tb nao apreecio o chá deles, o café turco comecei a gostar mas quase sem acucar. e os doces turcos gostaste?? os turcos sao muito simpaticos e gostam dos portugueses especialmente por causa da equipa de futebol besiktas que tem 5 jogadores portugueses!! bjs

        Sara S. disse...

        Oh que giro, fui de lua-de-mel para a Antalya em agosto do ano passado, só não fiquei no mesmo hotel, ficamos no Voyage Belek, que é mt perto. Adorei também a experiência, um destino de praia e mar quente e ao mesmo tempo de tantas outras coisas diferentes em termos culturais! De resto tb fizemos o dia em Manavgat, a tarde na cidade de Antalya e a ida ao centro de belek (foram várias à noite!) Saudades dos cheiros e do ruído das orações (estive lá em pleno Ramadão)... ia já amanhã de novo para lá, aiiiiiii...