Guimarães....foi assim...=)

23/02/2012


Regressar a Guimarães permitiu-me perceber que há locais que são marcados só quando estamos com as pessoas certas ao nosso lado. E Guimarães merecia memórias boas. Merecia sorrisos e amor. Merecia sonhos. Tantos. Imaginar como seria viver ali. Alugar um t1 na zona histórica e beber um copo todos as noites. Ter a nossa janela iluminada pela lua e pelas luzinhas que encontramos em todas as janelas. E plantaria amores-perfeitos nos vasos da nossa varanda. E iríamos comer os melhores bolos de sempre na supremo, a 0,35€ a partir das 17h =) Mas depois tenho saudades do Porto e volto a ter a certeza que um dia o nosso caminho passará pela minha cidade. E os amores-perfeitos vão estar lá. Na varanda =)
Guimarães teve o mesmo efeito romântico que Bruges, só faltou o lago com os cisnes! Desde o castelo, ao paço dos duques (que eu já conhecia, mas que voltei a visitar e continuo a gostar muito), aos inúmeros largos e pracinhas, às casas gourmet, aos corações! Todas as lojas tinham um coração diferente, adaptado ao que a loja vendia. Guimarães transpira amor e jovialidade=)
Apaixonei-me novamente pelo centro histórico e após a derrota do SLB, a praça Santiago ficou cheia de pessoas, todas mascaradas e divertidas! Da nossa parte, bebemos a melhor ginja de sempre! E repetimos e repetimos! Era óptima! Falamos com várias pessoas sobre a nossa terra e fomos muito bem acolhidos;) Comemos bola de berlim de chocolate e os famosos cardeais, que só se fabricam na altura do Carnaval ( não percebo porquê, uma vez que são óptimos!) Trouxemos para os papás mais 4 bolos típicos de Guimarães e se soubesse o que sei hoje, teria trazido mais! As tortas de Guimarães, as rochas da penha... óptimos! Recomendo imenso para quem adora doces e apesar de não ter sido muito bem atendida na pastelaria supremo, a confecção é realmente muito boa! E após as 17h os bolos são a 0.35€ (obrigada gija pela dica=)!
No final da noite ele fez-me a vontade e levou-me até a casa de chá que eu tinha falado noutro post. Marocco, apesar de ter gostado muito do chá, foi no cokctail que nós nos perdemos! Muito, muito bom! 
No dia de Carnaval rumamos à Penha, de teleférico! Eu que panico com tudo, fui metade do caminho de olhos fechados, para mim foi muito difícil subir mas uma vez lá em cima, adoramos! Aquilo mais parece uma mini ilha, com mini-golfe, comboio, parque de campismo, hotel...enfim!
Também gostamos muito do nosso hotel, além de termos a melhor vista da cidade porque é a torre mais alta de Guimarães, tivemos o privilegio de tomar o peq. almoço sozinhos no 11º andar (pensávamos que peq. almoço era servido até as 10h30) =) E pelo preço não temos nada apontar!
Ainda recomendo visitarem o palácio vila flor, com jardins lindíssimos e românticos!
De resto é só levar energia e vontade de ser feliz!
Gija e meninas que me ajudaram, pensei imenso em vocês! Passava pelo toural, pelo cheers e só me lembrava dos sítios onde disseram para nos irmos! Ficaram alguns bons sítios por visitar (restaurantes) mas fica para a próxima!






Na noite de Carnaval! O toural vazio na hora do jogo! 


 O castelo e o paços dos duques!
A Penha e a zona histórica (o meu t1 com amores-perfeitos....=)

14 comentários:

Gija disse...

Ainda bem que gostaste!! Tens de voltar, de preferência no Verão aí é que sabe bem andar pelas praças, almoçar/jantar nas esplanadas. Dou-te uma dica a parece em Setembro para a feira medieval, tem muita gente mas é mesmo muito giro,parece que entras noutra dimensão temporal!!Quanto a viver lá eu acho o mesmo, eu não vivo dentro da cidade mas adorava viver num daqueles prédios antigos que tem no centro, são o máximo!! Eu tinha-me esquecido de te falar nas tortas de Guimarães mas ainda bem que provaste porque são mesmo boas. Eu andei por lá e também andei á tua procura, fica para a próxima!!

S* disse...

É uma cidade apaixonante.

Vera disse...

Eu já não vou a Guimarães há anos. De todas estas imagens só me lembro da zona do castelo com o "Aqui Nasceu Portugal"! Tenho mesmo que lá voltar*

Mona disse...

Só tenho um reparo a fazer, o atendimento e serviço da supremo é dos melhores da cidade (atenção já fui cliente diária,agora não porque estou ausente da cidade mas aos fds é quase obrigatório passar por lá). Neste momento é de loucos trabalhar em guimaraes na restauração, é muita gente, fim de semana e feriados é de medo, há locais que nao têm capacidade para a procura que existe dou-te um exemplo no dia da abertura oficial da cec dois sitios que fui para comer/jantar e não havia nada!!! E nestas alturas é muito dificil manter um padrao de simpatia depois de atender todo o tipo de pessoas que muitas vezes pensam que somos empregados deles... Não terá sido o teu caso, mas humanos que somos muitas vezes já é o cansaço de um longo dia de trabalho atras do balcão. Como é o caso da Supremo e muitas casas do centro histórico que trabalham das 9 às 02h. Só quem por lá passa é que sabe... é de loucos!

Unknown disse...

Adorava ir um dia a Guimarães :D

Miss Star Pink disse...

Minha querida,
então tens que me fornecer essas dicas todas, pq eu e o boy tb vamos lá passar um fim de semana. :)

Beijocas

Lila* disse...

Se quiseres envio-te um email com mais inf! =)

Miss Star Pink disse...

Lila, muito obrigada. Agradecia. :)

Beijocas

Alegna disse...

Que engraçado eu tb tive em Guimarães com umas amigas na segunda e na terça ... e adorei ... vou voltar para ver com mais calma e subir à Pena :P

Pintas disse...

Olá minha querida,


Será que me podias dizer onde comeste as bolas de berlim de chocolate??? Estou descer até Guimarães um fim de semana destes :)Dizem que é muito giro!!!

beijinhos e obrigada

Lila* disse...

Na pastelaria supremo, Pintas!

Sofia disse...

Olá!
Sou nova neste teu cantinho, mas não resisti a este post. :)
Guimarães fica aqui pertinho e é realmente uma cidade acolhedora, bonita e cheia de história. Tb já ouvi falar dos preços praticados nessa pastelaria, mas ainda não fui lá!
Já agora, tens de vir visitir a minha cidade, Braga, capital europeia da juventude ;) Tb tem lugares mto românticos e é carregada de história!

Bjinhos

Pintas disse...

Obrigada!!! Agora só falta decidir quando descer até Guimarães e descobrir a "Pastelaria Supremo"...


Beijinhos

Unknown disse...

Olá! Aqui uma espanhola simpática que quer saber onde fica a pastelaria Supremo :O) Tenho vontade de visitar Guimarães o fim de semana e quero provar bolos tão boms hihi

Obrigada!