O antes. E o agora.

20/03/2012

Hoje foi dia de visitar a escola primária e a escola preparatória onde andei há muitos, muitos anos atrás. E estão incontornavelmente diferentes, mais bonitas. A escola primária está pintada, bem tratada, tem desenhos nas janelas. No meu tempo não tinha isso, se bem me lembro. Tem o jogo da macaca pintado no chão. Tem bancos debaixo das árvores, à sombra. Há campainha, portão fechado à chave. Sinal dos tempos cada vez mais perigosos, no meu tempo as escolas não tinham qualquer sistema de fecho, entrava quem queria. 
Na escola preparatória ainda se vê algumas marcas de um desenho que a minha turma fez num mural um pouco acima da entrada. Mas pareceu-me já muito gasto pelo tempo. A entrada tem imagens a alusivas à primavera, está colorida. Ainda há professores que estavam lá no tempo em que era aluna. 

E, de repente, pensamos que o tempo voa mesmo. Lembro-me bem dos meus tempos de aluna lá. Quando me roubaram uma nota de 500 escudos da carteira. Quando choveu tanto, que a água desceu como se fosse um rio pelas escadas. Lembro-me bem de uma trovoada tão forte que a escola ficou sem luz e já era de noite, em pleno inverno. 
Lembro-me tão bem de tanta coisa e já tenho eu 25 anos. Aquelas escolas mudaram muito. Os alunos são outros, mais irreverentes do que os alunos da minha geração. Só espero que daqui a muito tempo eles olhem para aquelas paredes e tenham as recordações tão boas como eu tenho. 



6 comentários:

Sofia disse...

Quando olho para as minhas antigas escolas sinto isso. Aliás, a primária e a preparatória já são completamente novas e a secundária para lá caminha.

Ana disse...

ai, eu andei em tantas escolas por isso tenho poucas recordações de cada uma delas... isso que sentes pela escola é tão bonito...
beijinhos

Maggy disse...

tão bom recordar:) as coisas mudam tantas, as crianças não parecem iguais às daquele tempo. E a vontade que dá de voltar lá por um dia:)

Vera disse...

eu tenho sempre saudades. A minha turma da primária, a do 9º e a do 12º foram perfeitas. Só me lembro de coisas boas (e as más acabaram por se tornar boas memórias!). Tão bom.

As escolas e ainda bem. Os alunos são na mesma crianças/jovens, uns mais ou menos diferentes. E os bons vão sempre encontrar boas memórias.

Guinhas disse...

Essa sensação de nostalgia, que eu adoro, faz nos ter a noção como o tempo voa mas tb dos bons momentos que rechearam a nossa vida bem como a saudade!

Mamã Apuros disse...

Cada vez que me lembro da minha escola primaria fico com um sorriso nos lábios. Já passou tanto tempo e no entanto lembro-me de vários episódios como tivesse sido ontem.

Bjinhos