"The Dreamers" ou "Os Sonhadores"

15/02/2013



"The Dreamers" ou "Os Sonhadores"

Lançamento: 2003
Género: Drama
Actores: Eva Green, Louis Garrel, Michael Pitt
Realização: Bernardo Bertolucci

"Em maio de 1968, o jovem estadunidense Matthew (Michael Pitt), estudante de intercâmbio, vai para Paris para estudar francês. Completamente apaixonado por cinema, ele rapidamente faz amizade com a jovem francesa Isabelle (Eva Green) e seu irmão gémeo Theo (Louis Garrel). Os três têm, em comum, uma enorme paixão pelo cinema, sobretudo cinema clássico. A amizade entre eles começa a florescer. Matthew passa a descobrir uma intimidade fora do comum, da qual os irmãos franceses compartilham, em meio a jogos psicológicos sob a temática do cinema clássico. Matthew fica inicialmente confuso e impactado, mas aos poucos começa a ser atraído para o mundo deles. Por todo o tempo eles vivenciam uma paixão mútua e isolam-se totalmente do mundo, distanciando-se completamente do contexto conturbado em que vivia a França em maio de 1968.(daqui)



Este filme já é bem antiguinho e penso que até já o tinha visto (há muito anos). Mas, como apenas me lembrava de pequenas partes, não me importei de o rever.


É, basicamente, uma história de auto-descoberta de três jovens cinéfilos, que, com base em jogos mentais, estabelecem as suas próprias regras e vão experimentando emoções e sexualidade, testando-se uns aos outros para ver até onde conseguem chegar.

Gostei bastante do filme, pelo facto de ser dos que nos prendem do início ao fim. É daqueles que apetece que não acabe. 
No entanto, confesso que me fez um pouco de confusão a relação entre os dois irmãos, que (mais tarde juntamente com Matthew) se vão descobrindo sem pudores nem limites.

Faz-nos pensar em temas como o cinema, a música, o meio artístico em geral, a filosofia, a política e o sexo, sempre acompanhados de um certo erotismo.
E passa-se em Paris, o que é sempre um ponto a favor e traz um ambiente diferente (encantador) aos filmes. Eu pelo menos adoro ;)
Ah, mais não seja, vale pela banda sonora, que acompanha magnificamente o filme!

3 comentários:

S* disse...

Eu vi o filme com 15 anos e achei-o agressivo... nao gostei. :P

LaranjaLima* disse...

Realmente 15 anos parece-me demasiado cedo para ver (e perceber) um filme como este. Ainda não há maturidade suficiente...

C*inderela disse...

Vi esse filme há pouco tempo no clube video da Zon e chamou-me à atenção pelo titulo, LOLOL. Tenho que ver.

Bjokas.