Ilhas Cíes, Vigo, Espanha

12/09/2013

Há umas semanas atrás surgiu a ideia de irmos passar uns dias às Ilhas Cíes. As ilhas Cíes formam um arquipélago situado na ria de Vigo, na Galiza (Espanha).
Podemos lá chegar a partir de Baiona ou de Vigo. Optamos por ir para Baiona e lá apanhar o ferry que nos faz chegar à ilha (a única forma possível). A viagem de barco custa 18,50€ (ida e volta) e demora cerca de 30 minutos.
Só se pode visitar as Ilhas Cíes nos meses de Verão, de junho a setembro, e têm uma lotação máxima de 2200 pessoas por dia e 800 pernoitas.
Há apenas uma forma de pernoitar na ilha: campismo. Mesmo que não seja a vossa modalidade de férias favorita (não é a minha, mas não morro por 3 dias e 2 noites!), vale a pena pela experiência, pelas praias, pelas paisagens, pelo convívio. Os preços também são acessíveis: 7,95€ (adulto/noite) e 8,50€ (tenda/noite).
Nas Cíes habita a maior colónia do mundo de gaivotas (cerca de 22.000), o que torna os amanheceres suuuper agradáveis (not!). Às 06h30/07h, as gaivotas decidem acordar quem está a dormir. É difícil voltar a adormecer, o que faz com que os dias rendam imenso.

No dia 12, partimos para Baiona, pela manhã e com muito nevoeiro. Já em Baiona, não foi fácil descarregar tudo e estacionar os carros. Por isso, aconselho a irem com tempo, para depois não ser tudo em contra-relógio. Tivemos o azar de apanhar algum trânsito à entrada de Baiona, o que fez com que os 40 minutos de antecedência com que chegamos quase não fossem suficientes para embarcar à hora marcada (11H).
As 11h em ponto conseguimos entrar a correr no barco e finalmente respirar por estarmos todos e com tudo [fomos 5 pessoas e levamos coisas para 10! Tuga sempre prevenido. :)]. Havia a possibilidade de irmos noutro barco, mas o próximo sairia apenas às 16h o que significava perder parte do dia.

O nevoeiro achou por bem ficar mais um pedacinho e nem sequer nos deixou apreciar a vista do ferry. Chegámos à ilha, procuramos dois dos vários carrinhos de mão que ajudam no transporte das tralhas até ao parque de campismo, que fica a cerca de 700m do caís.
Chegados ao camping, fizemos o check-in e escolhemos o local onde iríamos montar as nossas tendas.
Rapidamente pusemos tudo em ordem e almoçamos.
Da parte da tarde fomos até à praia mais bonita: a Playa de Nossa Señora. Praia de areia finíssima, água azul turquesa, veleiros atracados em frente, infinidade de peixes que nadam no meio de nós sem qualquer problema.
Esta praia tem 140m de comprimento e apenas 20m de largura, o que faz com que, à medida que a maré vai subindo, vão subindo igualmente as toalhas... :)

Após a tarde de praia, foi tempo de regressar ao campismo, tomar banho e preparar o jantar.
No que diz respeito aos banhos, convém irem preparados para pagar para tomar duche de água quente: moedas de 0,20€, 0,50€ ou 1€ garantem alguns minutos de água quente. Caso não se importem de tomar banho com água fria, sai mais barato. :)
Para as refeições, nós optamos por levar tudo de casa e confeccionar tudo lá (daí taaantas malas!), no entanto, há 3 restaurantes lá mas não são os mais baratos. O camping tem um supermercado mas é um pouco caro e as opções de escolha não são muitas.
Assim, fizemos o nosso jantar e passamos a noite na conversa junto às nossas tendas. Não convém fazer muito barulho, há sempre guardas a vigiar o parque.
Na manhã seguinte, acordámos todos bem cedinho graças às gaivotas que garantem um verdadeiro ataque à ronha. Às 6.50 estávamos cá fora a tomar o pequeno almoço, tão alegremente quanto possível.
Uma vez que acordamos cedo, decidimos por os pés ao caminho e fazer uma caminhada (cerca de 5km, ida e volta) até ao farol, que podem ver na foto abaixo.
O ideal é fazer este tipo de passeios pedestres (há vários para fazer) logo pela manhã ou ao fim do dia. Com o calor torna-se mais difícil.
A vista é espectacular!

A tarde foi passada numa outra praia, a Playa de Viños.
Igualmente bonita (embora não supere a de Nossa Señora). Tivemos de partilhar o areal com uma família naturista e desinibida! Há praia de naturista na ilha, daí não se justificar muito o facto de procurarem as outras praias. Até porque, geralmente, não costumam gostar que não-naturistas frequentem as suas praias.

(imagem retirada da internet)

O pôr-do-sol na ilha é fenómeno a não perder. Mesmo! Por volta das 20h vai imensa gente para um pequeno molhe assistir ao momento em que o sol desaparece lentamente.
É engraçado porque as pessoas levam as suas bebidas, máquinas fotográficas e fica tudo, nostalgicamente, à espera que o sol se vá e, quando isso acontece, toda a gente bate palmas.

No dia seguinte, fizemos as malas para regressar. Antes ainda fizemos uma paragem em Baiona, onde nos encontramos com mais amigos que foram ter connosco, para jantarmos na Tapería Acuarela, da qual já falamos aqui.

Foram umas mini-férias mas foram óptimas. Na companhia de pessoas que nos enchem o coração! :)