As imagens causam mais impacto no fumador?

26/08/2010



No Brasil os maços de tabaco vêm acompanhados, não só por palavras que alertam para os perigos (que todos nós já sabemos) do seu consumo, como também trazem ilustradas imagens no mínimo chocantes para quem vê.
Pretende-se que a mensagem seja passada de uma forma bastante mais forte do que aquilo que acontece em Portugal, onde temos apenas mensagens como “Fumar mata” e afins. Todos nós sabemos os seus malefícios e não vamos estar aqui a dissertar sobre o assunto, mas será que esta forma mais fria e crua de encarar as consequências mais assertiva?
Será que visualmente ao ser mais chocante, desmotiva mais facilmente quem fuma?
Não se pode dar respostas conclusivas sobre isso mas por mim poder-se-ia adoptar esta forma de alertar consciências. Ver estas imagens até pode não convencer ninguém a largar o vício mas a verdade é que faz pensar.

9 comentários:

Sôzinha disse...

Eu não sou fumadora, mas acho que se visse estas imagens pensava muito bem antes de fumar um cigarro!
Agora não sei é se seriam suficientes para desmotivar algumas pessoas a deixaram de o fazer. É que quem o faz supostamente está consciente dos risco que corre.

_+*Ælitis*+_ disse...

Essas imagens são fortes demais: mas os fumadores vão contornar a coisa, comprando os cigarros, pondo noutra caixa e esquecendo essas imagens. So param quando querem e sao pouco influenciaveis com os alertas da sociedade/medicina.

Ele da Lila disse...

sinceramente acho que quem fuma, está alertado para os risco e não seriam as imagens a demovê-los.

Lila* disse...

Eu acgo que deve ser indiferente, isto só serviu para criarem umas bolsinhas todas giras para as pessoas enfiarem o maço de tabaco lá dentro:(

Vera disse...

Apesar das imagens serem chocantes e do "FUMAR MATA" garrafal não conheço ninguém a quem isso tenha afectado. É trocar de caixa e já está.

a Gaja disse...

Eu como uma fumadora a deixar o vicio arrisco a dizer que ou´parte da força de vontade da pessoa em deixar de fumar ou então não há frase ou imagem que o faça. As imagens podem chocar mas depois de acender o cigarro não se pensa mais nisso. Eu li frases. vi imagens, morreu um conhecido meu com cancro no pulmão e sofreu bastante, e nem assim deixei de fumar. Numa noite de copos decidi deixar de fumar e até hoje. Já fumei para aí uns 5 cigarros ao longo de todo esse processo mas para já acho que não sou capaz de voltar a fumar assiduamente... já lá vai 1 ano e 6 meses...

Gelatina de morango disse...

Eu acho que afecta mais aos que não fumam do que aos que fumam. Eu, que não fumo, costumo ler as mensagens quando vejo um maço de tabaco por perto porque não estou em contacto diário com ele e penso no conteúdo delas, já quem passa o dia-a-dia com eles habitua-se e acho que perde o efeito.
Infelizmente, acho que os vícios dificilmente se acabam com imagens ou frases chocantes. É preciso primeiro que tudo a vontade de parar, e a maioria não tem.

Ana disse...

Olá!
Eu, como fumadora, penso que é tudo uma questão de consciência pessoasl.
Um pessoa só deixa de fumar se realmente quiser e tiver muita força de vontade.
As letras e as fotografias no maço não influenciam nada!
beijinhos

Anónimo disse...

A verdade é que pouca gente fuma no Brasil..