Portugal sofre de "ciganofobia" (não vou estar a dar conta de nenhuma novidade, pois não?)

08/09/2010

"Portugal sofre de “ciganofobia” e mais de 80% da população tem comportamentos racistas contra os ciganos, defendeu o antropólogo José Pereira Bastos, para quem não há ninguém em Portugal que se interesse por estas pessoas.
(...)
A base das suas críticas está num trabalho de campo que realizou em 2005 para a Câmara Municipal de Sintra, com o objectivo de estudar os ciganos do concelho. (...) Das entrevistas a todos os funcionários da autarquia resultaram dois perfis distintos: “80 % diziam que os ciganos são primitivos, vivem como galinhas do mato, não aguentam um tecto, deveriam ser abandonados ao direito de andarem por aí (...), são mentirosos, agressivos, sujos, perigosos e tudo isto desemboca na teoria de que eles têm de ser tratados a mal, têm de ser cidadãos como os outros e a polícia tem de os pôr na ordem”, apontou. Por outro lado, “20 % diziam que os conheciam, que eram óptimas pessoas, não faziam mal a ninguém. Eram inteligentes e só precisavam de ser ajudados, mas estavam a sofrer um processo de perseguição e tudo o que de maligno lhe atribuímos é uma forma de se defenderem contra a perseguição que sofriam”. “São dois perfis distintos e o primeiro é o que se chama ciganófobo”, defendeu. 

Estudo publicado pelo Jornal Público.

_________

E porque será que o resultado desta investigação não me espanta em nada?

4 comentários:

The Closet disse...

Como tudo o resto nao se deve generalizar, mas convenhamos que há pessoas dessa etnia que nao tem o minimo de compostura, cultura ou civismo nem se esforçam para serem diferentes. Mas claro há aqueles que querem ser alguem e nao tem qualquer apoio.

Anónimo disse...

o antropólogo tb é ciganófobo. lol Ass: Sapatilhas

Miuka disse...

Bem verdade. Tambem não me espanta nadica... Povo preconceituoso o nosso... :S

Gato das Botas disse...

Eu nao sou de intrigas, mas ter um amigo cigano dará jeito no dia do nosso funeral porque assim teremos muita gente a chorar por nós lol

P.S. It's good to be back :o)