Lago dos Cisnes

04/02/2011



Ainda não vi o Black Swan e nem sei quando terei oportunidade de ir ver. Mas irei ver com certeza.
Para quem chegou agora e ainda não sabe, sou apaixonada por Ballet. 
O Ballet parece incrivelmente fácil quando estamos sentados na plateia de uma sala de espectáculos ou numa sala de cinema ou até mesmo no sofá de casa. 
Parece que é só vestir o tutu, calçar as pontas, colocar os adereços, deixarmo-nos ir, flutuar, rodopiar e voilá...
Antes de cada espectáculo há um sem fim de horas de ensaio, até à exaustão. Há mil e um repetições de um ou de outro passo até que esteja perfeito, até que saia com a harmonia necessária. Há bolhas nos pés, há dedos a sangrarem, há articulações doridas por estarem em constante contacto com o gesso das pontas, há resina para não escorregar (e até esta tem de ser nas quantidades bem calculadas para não escorregar mas também para não travar os movimentos). É ouvir a música 63198373098 vezes até todos os passos estarem devidamente sincronizados. Um segundo a mais (ou a menos) pode estragar tudo. 
É preciso acertar os passos com os braços e com os movimentos da cabeça. 
Há uma infinidade de passos e movimentos que, todos juntos, fazem o todo que vemos em palco. Cada posição de braços tem um nome diferente. Assim como a posição de pés. Há as piruetas, os pliés, os arabesques, balancés, pas de chat, jetés, promenades, chasses, elevés, glisses,...passos que nunca mais acabam e com imeeeensas variações.
E o nervoso miudinho antes de entrar em palco!? 
Sabendo o quão díficil é chegar ao resultado final, aquele que vemos quando estamos sentados na plateia, apreciamos aquilo que estamos a ver de outra forma, de uma forma totalmente diferente.

Se me perguntassem do que é que eu tenho mais saudades, uma das coisas que eu escolheria seria, sem dúvida, o ballet. Tenho saudades dos ensaios diários, do grupo, dos espectáculos e de tudo o que o envolve e que descrevi (tão resumidamente!) acima. E não deixo de me arrepiar de cada vez que vejo dançar. [Há algum tempo fui ver o Lago dos Cisnes - Rostov State Musical Theatre Ballet Company -, ao Coliseu do Porto e, confesso, "perdi uma ou duas lagrimitas".]


E sim. Houve um dia, há algum tempo atrás, em que fui um dos cisnes. :)

4 comentários:

Roxanne disse...

deve ser fantástico dançar assim!

Bailarina disse...

Fiquei arrepiada com este post... Tão delicioso!! Certamente que também irei ver este filme e acho que vou chorar baba e ranho!!

M.LipGloss disse...

Também ainda não vi mas quero mesmo muito.... acho que vai ser um grande filme!!! com ternura :)

Miss Star Pink disse...

TEnho q ir ver essa filme. Acho q vou adorar.