"Gente que se faz à vida"

07/08/2011



A reportagem principal da revista do JN deste domingo merece ser lida. Fala-nos de jovens que são licenciados e que, juntamente com o seu trabalho principal, acumulam outros trabalhos, nem por isso menos dignificantes que a sua principal fonte de rendimento. 
Uma bancária que trabalha no Pingo Doce ao fim de semana. 
Um professor de ensino especial, que trabalha ao fim do dia num call center e é DJ de vez em quando. 
Uma engenheira industrial que também é cozinheira. 
Um geólogo que é funcionário de uma loja da Disney. 
São algumas das pessoas que nos fala esta reportagem. Quando uma pessoa tira uma licenciatura, o grande sonho é encontrar um trabalho onde se possa mostrar todas as capacidades, onde uma pessoa se sinta realizada. Mas nem sempre isso é possível e todos nós sabemos disso. Mas não se pode desistir. Mesmo que haja fases mais complicadas, baixar os braços é fugir dos desafios. 
E esta reportagem vale a pena, porque trabalhar em certos locais não é vergonha nenhuma. Para se atingir um determinado caminho, por vezes, há que passar por algumas curvas difíceis de ultrapassar, mas nem por isso impossíveis de superar.


"Há que estar sempre a lutar, a mostrar, a inovar. A licenciatura não nos abre portas, isso é um erro. Dá-nos é infra-estruturas de pensamento e de procedimento. O resto temos de ser nós a fazer." (retirado da reportagem)

8 comentários:

Marta Inês disse...

Quando for grande quero ser como eles! :D
Tenho uma enorme admiração por essas pessoas que não desistem de lutar.

Beijinhos*

Fiona disse...

Por acaso não sabia desta reportagem mas que bela ideia. São reportagens como estas que mostram que existem muitas pessoas no nosso País (bem mais do que aquilo que imaginamos!) que têm vontade de lutar e de fazer mais e que mesmo quando não conseguem aquele emprego com que sempre sonharam, vão a luta e fazem mais todos os dias.

Tanita disse...

Uma geração de mãos à obra.

Milaresendes disse...

Super impotante matérias como esta...
Vergonha é de cruzar-mos os braços quando as coisas não saem do jeito que pensamos ou queremos...
Todo emprego é digno!
Bjkas

Lila* disse...

http://coconafralda.clix.pt/

Para quem não sabe, a reportagem foi escrita pela brilhante jornalista e blogger Cocó na fralda;)

Espreitem*

Ana disse...

Eu sou uma dessas pessoas, não desisto de encontrar um bom trabalho. Até lá vou trabalhando no que há e não lamento nada o facto de ter tirado um curso superior, sempre posso sonhar com um emprego melhor, coisa que não poderia se não tivesse estudado.
Tenho de ler essa reportagem
beijinhos

Au chocolat disse...

Querida Nokas,

Hoje fui à biblioteca e estava lá a revista. Como faltava pouco tempo para fechar, só deu para ler um pouco. Fiquei com um pouco de pena daquela rapariga licenciada em geologia e História e tem mil e umas ocupações. Mas olha tem de ser mesmo assim, não baixar os braços face a algum adversidade. Falaste da bancária que trabalha no pingo doce, mas eu também trabalho num banco e aos fds trabalho na recepção de um ginásio, e por serem funções e ambientes tão diferentes acabam por se completar, parece que não é tão cansativo, ao trabalhar num lado estou a descansar do outro =)

Nadyta disse...

E é assim que tem que ser, arregaçar as mangas e ir à luta :)