Por que será que isto não me espanta?

15/07/2011

"A taxa de reprovação a Português quase duplicou na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, passando de seis para dez por cento. Para além de ser uma das provas em que a média foi negativa. (...)
Esta é uma das quatro disciplinas em que os alunos apresentam média nacional negativa nos exames nacionais e a que registou um maior número de inscrições (78.159 alunos).
Matemática continua a ser a má da fita. As negativas a Matemática A, 12.º ano, dispararam este ano no exame nacional da disciplina, com a taxa de reprovação a atingir os 20 por cento na primeira fase, contra 13 por cento em 2010, revelam resultados divulgados e que a Lusa acedeu.
"


Os resultados das provas de aferição no 6º ano não foram famosos. Os exames do 9º ano também não apresentaram notas brilhantes. E hoje foram publicadas as notas dos exames do 12º ano. 
No geral, podemos dizer que o ensino actualmente está em crise, tal como o país. Olha que novidade! Há alunos bons. Há docentes com grande qualidade. Mas também há alunos que não encaram a escola como o ponto de partida para um futuro melhor (e há imensas razões que podem justificar isso). Há docentes que nunca o deveriam ser (mas esta questão da aptidão é igualmente visível, por exemplo, na área da saúde e noutros ramos). 
Pessoalmente assusta-me a facilidade com os alunos transitam de ano lectivo. Eu conheço muitos alunos (muitos mesmo) que não deveriam de ter obtido as aprovações que tiveram. 
Assusta-me quando dizem que odeiam Português (acima de tudo estamos a falar da língua materna de todos nós), assusta-me quando não sabem fazer subtracções num 6º ano. Quando não sabem o básico dos básicos. Assusta-me quando dizem que "andava" é um nome próprio.
E passam sempre. Até chegarem a uma fase em que estão completamente perdidos, porque não têm bases nenhumas. 
O ministro da Educação tem uma tarefa árdua em mãos. Mudar a estrutura do ensino não é fácil. E o mais certo é os resultados não aparecerem a breve prazo. E há tanto para mudar que eu diria que é muito, muito complicado. Mas eu não gosto de acreditar em impossíveis. É difícil mas há que trabalhar para isso. 

5 comentários:

Jo disse...

Já escrevi no blog um posto sobre este assunto. Mas não consigo parar de dizer o quão envergonhada/preocupada estou. De verdade. Percebo perfeitamente do que falas - não imaginas o número de pessoas que frequenta a faculdade, no meu ano, com a minha idade, que pura e simplesmente não sabe escrever! Erros inacreditáveis para o grau de ensino em questão. Felizmente sempre gostei de Português, sempre me interessei, sempre tirei boas notas. Há que referir que sempre tive professores que contribuiram para este facto - uma sorte que nem todos têm. Tenho um enorme orgulho na nossa língua. Mas parece que a maior parte dos jovens não pensa assim.

A Dieta e a Cidade disse...

Bom... eu nem falo em alguns blogs que andam pela dita blogosfera. Sou revisora de texto e digo-te que às vezes me arrepio... muito medo mesmo... Não me admira nada esta notícia...

Milaresendes disse...

Aqui em terras tupiniquins os problemas são próximos...
Na própria Universidade temos incontáveis casos de colegas estudando para educadores, que não sabem ortografia...
Digo, incentivem a leitura, lendo aprendemos a escrever...
Já as benditas continhas, estou nesta porcentagem :P
Ótimo fim de semana!
Besitos

Ana disse...

Há erros de língua portuguesa de bradar aos céus e coisas básicas...
beijos

Ju disse...

Acho que me sinto mais incomodada com os resultados do que os alunos que fizeram os ditos exames... Beijinho*